Adequabilidade das Amostras para Screening/Rastreamento do Câncer do Colo Uterino

Autores

  • JUCELIA DE FÁTIMA DOS ANJOS UEPG
  • CAROLINA WOSNIACK UEPG
  • ANA PAULA XAVIER RAVELLI UEPG
  • Ednéia Peres Machado UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v22i2.8915

Palavras-chave:

Colo do Útero. Neoplasias do Colo do Útero. Programas de Rastreamento

Resumo

A eficácia do rastreamento do câncer do colo do útero está intrinsecamente relacionada à coleta satisfatória, e para isso, os esfregaços devem conter células da endo e ectocérvice. O objetivo desse trabalho foi identificar a adequabilidade das amostras em exames realizados no rastreamento do câncer do colo do útero, segundo o Sistema Bethesda e verificar o percentual de amostras insatisfatórias. É uma pesquisa documental, quantitativa e exploratória. Foram analisados 1.000 laudos de mulheres que procuraram os serviços de saúde pública no município de Ponta Grossa, no período de janeiro a dezembro de 2014. Os dados foram obtidos do SISCAN (Sistema de Informação do Câncer). Dos laudos analisados 52,4% não apresentaram células endocervicais. De 18 laudos com alterações citológicas, 83,3% obedeceram aos critérios de Bethesda quanto à qualidade da amostra (8.000 a 12.000 células escamosas e pelo menos 10 células endocervicais|). É provável que a presença de células da endocérvice e ectocérvice aumente o índice de resultados positivos para doença. Porém o percentual de amostras observadas não se apresentaram satisfatórios para análise.

Biografia do Autor

JUCELIA DE FÁTIMA DOS ANJOS, UEPG

Graduação em Enfermagem pelo Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais(2013) e especialização em Gestão Pública com ênfase em Gestão do SUS pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015). Atualmente é agente universitária (UEPG) e atua com a promoção e prevenção da saúde do servidor. É integrante do projeto de extensão intitulado "Prevenção e educação em saúde na atenção á saúde da mulher: coleta de exame papanicolaou".

CAROLINA WOSNIACK, UEPG

Graduanda 4º ano de Farmácia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Ednéia Peres Machado, UEPG

Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1983) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas, atuando principalmente nos seguintes temas: citologia de líquidos biológicos, citopatologia cérvico vaginal e controle de qualidade em análises clínicas.

Downloads

Publicado

2017-09-28