Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Conexão UEPG?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores


 

SOBRE A REVISTA: 

 

1. A Revista Conexão UEPG é publicada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

2. A revista tem por objetivo fortalecer o vínculo Universidade/Sociedade, ampliando e divulgando o espaço extensionista, fomentando o intercâmbio entre estudantes e profissionais das mais diferentes áreas de conhecimento, por meio da publicação de artigos.

 

3. A periodicidade da revista é quadrimestral. Os artigos são publicados em janeiro – período de janeiro-abril (n° 1); maio – período de maio-agosto (n° 2); setembro – período de setembro-dezembro (n° 3).

 

4. A submissão de artigos é realizada na forma de fluxo contínuo.

 

5. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares;

 

6. O nome de todos os autores deve ser cadastrado no site da revista uma vez que não será autorizada a inserção de autores no artigo após a avaliação do mesmo.

 

7. Não há restrições quanto ao número de autores/co-autores por artigo.  A disposição do nome dos autores do artigo é de responsabilidade do autor responsável pela submissão do artigo.

 

8. Quando o autor do artigo não for o responsável ou coordenador do projeto/programa de extensão que originou o mesmo, este deverá listar o coordenador como co-autor do artigo, dando ciência ao mesmo de tal atribuição.

 

9. O autor/co-autor de um artigo que tenha sido publicado no período mínimo de dois anos na revista Conexão UEPG somente terá o trabalho considerado para publicação, mesmo que tenha parecer favorável dos consultores, caso não haja artigos em número suficiente para outra  edição da revista.  

 

10. Quando houver dois ou mais artigos com a mesma autoria, de um ou mais autores, será considerado apenas um dos artigos para publicação.

 

11. Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na Revista Conexão UEPG.

 

12. Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.

 

13. Em caso de tradução para outros idiomas e/ou nova publicação, o(s) autor(es) devem informar a Equipe Editorial da Revista Conexão UEPG.

 

14. A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista é licenciada pelo Creative Commons Attribution License

 

15. A revista é de acesso aberto, seguindo o teor do conceito proposto pelo Budapest Open Access Initiative Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

 

16. A revista Conexão UEPG é divida em  duas seções:

  • EDITORIAL - colaborações solicitadas a especialistas de áreas afins, indicadas pelo Conselho Editorial da revista.
  • ARTIGOS - textos analíticos resultantes de estudos e revisões sobre temas relacionados à Extensão Universitária bem como experiências desenvolvidas nas áreas temáticas estabelecidas para a Extensão Universitária.


17. O artigo deve representar uma contribuição original e inédita para o campo específico de investigação, dentro das áreas temáticas da Extensão Universitária, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explicita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência teórico para a extensão.

 

18. O não deve estar sendo avaliada para publicação por outra revista;

 

19. Os textos deverão ser oriundos de projetos ou programas de extensão, redigidos preferencialmente em língua portuguesa. Serão aceitos também artigos em francês, inglês e espanhol e, nesse caso, os textos deverão ser acompanhados de resumo em português e inglês.

 

20. Imagens ilustrativas devem ser inseridas em baixa resolução, no mínimo seis. Os direitos autorais de fotos inseridas no artigo bem como a obtenção de autorização para uso de imagens de pessoas é de inteira responsabilidade dos autores do artigo.

 

21. A revisão final de linguagem, português e língua estrangeira deverá ser realizada por membros da Comissão de Revisão da revista. O artigo só será publicado após a confirmação da realização da revisão de linguagem pelo profissional que realizou o trabalho. O nome dos membros da comissão estão disponíveis em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao/about/editorialTeam

 

22. A avaliação dos artigos é realizada pelo corpo de consultores da revista, constituído de professores doutores com experiência em Extensão Universitária nas diferentes áreas temáticas, vinculados a instituições de ensino nacional e/ou internacional.

 

23. A avaliação é realizada por pares cega, em que os avaliadores não têm informações sobre os autores dos artigos e nem os autores são informados sobre quem participou da avaliação de seus trabalhos.

 

24. O artigo é encaminhado para dois membros do quadro de Consultores efetivo e/ou ad hoc. Quando os pareceres sobre um mesmo trabalho divergem, o artigo é encaminhado para um terceiro e último consultor.

 

25. Os consultores dispõem de plena autoridade para decidir sobre a conveniência ou não da publicação, podendo, reapresentá-los com sugestões aos autores, para que sejam feitas alterações necessárias ao trabalho enviado e/ou para que os adaptem às normas editoriais da revista. Nesse caso, o artigo será encaminhado para segunda rodada de avaliação. Caso o consultor responsável pela avaliação entenda que as sugestões não foram atendidas e considere que o artigo não está apto para publicação, a submissão é rejeitada e arquivada.

 

26. São utilizados softwares para identificação de plágio/autoplágio. Caso a Comissão Editorial e/ou consultores identifiquem evidências que comprometam a conduta ética exigida para publicação cientifica o artigo é recusado para publicação. 

 

27.Caso seja detectado ou haja denuncia do plágio/auto-plágio após a publicação do artigo, a questão será investigada pela Comissão Editorial da revista. Caso seja comprovado, a revista deverá publicar declaração explicando aos leitores o ocorrido. A universidade à qual o(s) autor(es) estão vinculados deverá ser comunicada.

 

28. Os consultores são orientados para verificar o cumprimento da normatização em relação à questões éticas. Para isso, observa o atendimento da normatização internacional proposta pelo COPE – Comitee on Publications Ethics  e as práticas propostas pelo CNPq através da Comissão de Integridade Científica (CIC).

 

29. Após o término do processo de avaliação, os artigos são analisados pela Comissão Editorial que realiza a seleção dos artigos para cada número da revista, levando em consideração a contribuição e relevância do conteúdo dos artigos bem como o caráter multidisciplinar da revista. 

 

30. O processo de avaliação do artigo é de até três meses. Dentro deste prazo está incluso o período para análise / emissão de parecer; período para os autores realizarem as adequações solicitadas; período para os consultores emitirem parecer sobre o atendimento das solicitações do parecer.

 

31. Os nomes e endereços informados no sistema de submissão de artigos serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. O artigo submetido é considerado documento confidencial, sendo proibida qualquer forma de veiculação pelos consultores/equipe editorial.

 

32. A exatidão das referências bibliográfica é de responsabilidade do(s) autor(es), devendo ser ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do autor conforme ABNT (NBR 6023/2002)

 

33. O(s) autor(res) são responsáveis pela autenticidade assim como por todas as informações apresentadas no artigo, respondendo civil e criminalmente pelas informações prestadas. Qualquer inexatidão nas informações, plágio ou irregularidade por parte dos autores são de responsabilidade do mesmo, isentando a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) de responder pela questão.

 

34. Ao submeter artigo na Revista Conexão UEPG, o(s) autor(es) concorda(m) com as disposições constantes nas Diretrizes para Autores.

 

35. Dúvidas, sugestões e/ou críticas serão recebidas através do endereço eletrônico revistaconexao@uepg.br.

 

 

 

NORMAS PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS

 

1. Os trabalhos deverão ser enviados de forma eletrônica através do site http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao

 

2. No início do processo de submissão on line,  o autor responsável deve confirmar, no link Condições para submissão, que o texto está em conformidade com as seguintes condições.

  • O artigo é original, inédito e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF e não ultrapassem 2MB;.
  • O texto foi formatado em usando fonte Arial, tamanho 12; margem direita, esquerda, inferior e superior, 2,5 cm; alinhamento justificado; espaçamento - 1,5 entre linhas; 1 entre linhas em branco, entre textos e exemplos, citações, tabelas, figuras, etc; foi empregado itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as imagens ilustrativas estão inseridas no texto, em baixa resolução, não excedendo o máximo de 6(seis);
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos pela ABNT (NBR 6023/2002).
  • O artigo não excede o mínimo de 12(doze) e máximo 24 (vinte e quatro) páginas, incluindo os anexos e as referências.
  • O resumo e o abstract  estão em fonte Arial 10, alinhamento à esquerda, iniciado pela primeira palavra, com até 150 (cento e cinquenta) palavras, assegurando informação precisa quanto ao objetivo do estudo, nome do projeto/programa ao qual está vinculado, o método, os resultados e a conclusão. As palavras chave e keywords são inseridas após o resumo e abstract, respectivamente, não sendo inferir a três palavras e superior a cinco, separadas por ponto e vírgula.
  • No texto consta introdução e conteúdo que detalha a metodologia, resultados e conclusões em tópicos e/ou sub-tópicos (em minúsculo, sem numeração e em negrito). O nome do projeto ou programa do qual o artigo é oriundo é referenciado e detalhado no artigo.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares;
  • O nome de todos os autores foi cadastrado no site da revista.

 

3. É condição obrigatória na submissão on line que o autor responsável pela submissão confirme no inicio do processo de avaliação a concordância com o que estabelece o link Declaração de Direito Autoral, conforme discriminado abaixo.  

 

  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
  •  Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder à revista, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
  •  Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista.

 

 

  

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO APÓS SELEÇÃO PARA PUBLICAÇÃO

 

1. Após o aceite, o artigo deverá ser encaminhado para revisão ortográfica, português e língua estrangeira, para um dos membros da Comissão de Revisão da revista, conforme item 21,  das Diretrizes para Autores.

 
2. Deverá ser inserido nome dos autores e as informações de nota de rodapé na versão final revisada. A ordem dos autores e informações da nota de rodapé é de responsabilidade do autor responsável pela submissão do artigo. A nota de rodapé com as informações dos autores deve seguir o exemplo abaixo:
  • Aluno(a) de Doutorado/Mestrado/Graduação da Universidade (nome e sigla), Estado – País. E-mail
  • Professor(a) da Universidade (nome e sigla), Estado – País. E-mail
 
3. As fotografias ilustrativas deverão ser encaminhadas via e-mail - revistaconexao@uepg.br, em alta resolução. Deverão estar no formato JPG, e desvinculadas de arquivos de texto.
 
4. As tabelas, gráficos e quadros devem estar inseridos nos seus respectivos locais dentro do texto, com título e numeradas em algarismos arábicos. Ex: Tabela 1 - Título ou Quadro 1 - Título.
 
5. As legendas de figuras, tabelas e quadros devem ser inseridas no corpo do texto, logo abaixo ao item inserido, escritas por extenso, em fonte Arial 10, espaço simples, sem negrito. Ex: Fonte: Pesquisa de Campo ou Figura 1 - descrição.
 
6. As notas de rodapé devem ser numeradas, reduzidas (Arial 10) e digitadas no pé de página. As notas de rodapé não devem ser utilizadas para referências, estas devem ser inseridas no  final do artigo.

 

Maio / 2017

 

 

 

  

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. 1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. 2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)

  3. 3. O texto foi formatado em usando fonte Arial, tamanho 12; margem direita, esquerda, inferior e superior, 2,5 cm; alinhamento justificado; espaçamento - 1,5 entre linhas; 1 entre linhas em branco, entre textos e exemplos, citações, tabelas, figuras, etc; foi empregado itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as imagens ilustrativas estão inseridas no texto, em baixa resolução, não excedendo o máximo de 6(seis).

  4. 4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos pela ABNT (NBR 6023/2002).

  5. 5. O artigo não excede o mínimo de 12(doze) e máximo 24 (vinte e quatro) páginas, incluindo os anexos e as referências.

  6. 6. O resumo e o abstract  estão em fonte Arial 10, alinhamento à esquerda, iniciado pela primeira palavra, com até 150 (cento e cinquenta) palavras, assegurando informação precisa quanto ao objetivo do estudo, nome do projeto/programa ao qual está vinculado, o método, os resultados e a conclusão. As palavras chave e keywords são inseridas após o resumo e abstract, respectivamente, não sendo inferior a três palavras e superior a cinco, separadas por ponto e vírgula.

  7. 7. No texto consta introdução e conteúdo que detalha a metodologia, resultados e conclusões em tópicos e/ou sub-tópicos (em minúsculo, sem numeração e em negrito). O nome do projeto ou programa do qual o artigo é oriundo é referenciado e detalhado no artigo.

  8. 8. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  9. 9. O nome de todos os autores foi cadastrado no site da revista.

 

Declaração de Direito Autoral

a)    Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b)    Ao submeter um artigo à Revista Conexão UEPG e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.

 

c) Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Conexão UEPG e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.