A SEMANA DE ENSINO, EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO: CAMINHOS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL

Autores

  • Evelyn Raquel Carvalho Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Marcos Claudio Signorelli Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Nadia Terezinha Covolan Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0006

Palavras-chave:

divulgação científica, projetos de extensão, IFPR, I SEME²PI, desenvolvimento territorial sustentável

Resumo

A Semana de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação - SEME²PI do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá, é um evento expressivo de divulgação científica regional. Investiga-se aqui como a divulgação científica reflete os pressupostos do Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS), mediante os trabalhos de origem extensionista apresentados neste evento em 2015. Trata-se de uma pesquisa em base de dados que utilizou a metodologia de análise de conteúdo. Os resultados apontaram para o desenvolvimento local voltado para o fortalecimento da cultura endógena, saberes populares, empoderamento feminino e de comunidades tradicionais. Conclui-se que o IFPR vem desenvolvendo a divulgação científica através da SEME²PI, cujos destaques referem-se às ações extensionistas articuladas com o DTS. Argumenta-se, todavia, sobre limites para a ampliação, implementação e permanência dessas junto às comunidades envolvidas.

Biografia do Autor

Evelyn Raquel Carvalho, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Aluna de Mestrado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR - Brasil.

 

Marcos Claudio Signorelli, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR - Brasil. Doutorado em Saúde Coletiva.

Nadia Terezinha Covolan, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR - Brasil. Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Referências

ALBAGLI, S. Divulgação Científica: Informação Científica para a Cidadania? In: Ciência da Informação, v. 25, n.3, p. 396-404, 1996.

BARROS, H. L. de. Um novo papel da divulgação da ciência: rumo a um contrato tecnológico. In: WHERTEIN, J.; CUNHA, C. da. Educação Científica e Desenvolvimento: O que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO. Instituto Sangari, 2005. p.111-118.

BRASIL. Lei. N° 11.892/08 de 29 de dezembro de 2008.

Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm Acesso em: 24 set. 2016.

CONSELHO Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). Portal. Brasília, 2016. Disponível em: < http://portal.conif.org.br/>. Acesso em: 20 dez. 2016.

DANIGNO, R. Uma estória sobre a Ciência e Tecnologia, ou começando pela Extensão Universitária... In: ______ (Org.) Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e Política da Ciência e Tecnologia: Abordagens alternativas para uma nova América Latina. Campina Grande: Eduepb, 2010. p. 303-335.

FILHO, F. G. A.; ALMEIDA, M. S. R. O; ESTEVES, M. D.; SOUZA, J. Inclusão Social Tecnológica e Produtiva da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. In: Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – CONIF. Extensão Tecnológica. Cuiabá: CONIF, 2013. p. 43-55.

FLIZIKOWSKI, R. C. S. F. A economia solidária como uma das alternativas de enfrentamento da Questão Social- um estudo do Serviço Social. 2003. 69 f. Monografia (Graduação) - Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2003.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GALLI, A. P.; BRUNI, C. A.; FERREIRA, E. R. A.; COPETTI, G. L.; BRANCHER, J. C; PLESE, L. P. M. Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais: para o Desenvolvimento Local e Regional Políticas de Extensão. In: Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – CONIF. Extensão Tecnológica. Cuiabá: CONIF (IMT), 2013. p.22-31.

GIRARD, P.; LEVY, C.; TREMBLAY, G. Universidade e coletividades locais: como compartilhar conhecimentos. In: ______; FREIRE, P. (Orgs.). O papel das universidades no desenvolvimento local: experiências brasileiras e canadenses. Florianópolis: APED: Secco, 2011, p. 219-49.

GOMES, M. das N. et al. (Org.). SEMANA DE ENSINO, EXTENSÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DO LITORAL – SEME²PI, 1., 2015. Anais... Paranaguá: Instituto Federal do Paraná. Campus Paranaguá, 2015.

INSTITUTO Federal do Paraná (IFPR). Portal da Reitoria. Disponível em: . Acesso em: 16 dez. 2016.

______. Campus Paranaguá. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Disponível em: < http://info.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/pdi-2014-2018-versao-final-1.pdf >. Acesso em: 16 set. 2016.

______. Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (SE²PIN). Disponível em:< http://sepin.ifpr.edu.br/ >. Acesso em: 20 dez. 2016.

______. I Semana de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (I SEME²PI). Disponível em: < http://seme2pi2016.weebly.com/ >. Acesso em: 20 dez. 2016.

JEZINE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004. Anais... Belo Horizonte, set. 2004.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

PAVAN, C. Investimento, Ciência e Educação. In: WERTHEIN, J.; CUNHA, C. (Org.). Educação Científica e Desenvolvimento: O que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO/Instituto Sangari, 2005. p. 93-100.

RAMOS. M. N. Políticas e diretrizes para a educação profissional no Brasil. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2011.

RIBEIRO, M. R. F.; PONTES, V. M. A.; SILVA, E. A. A contribuição da extensão universitária na formação acadêmica: desafios e perspectivas. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v.13, n. 1, jan./abr. 2017. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/conexao>. Acesso em: 14 mai. 2017.

SILVA, H. C. da S. O que é divulgação Científica? Ciência & Ensino, v. 1, n. 1, p.53-59, dez. 2006.

SACHS, I. Rumo a ecossocioeconomia: teoria e prática do desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2007.

SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

VIEIRA, P. F. Rumo ao desenvolvimento territorial sustentável: esboço de roteiro metodológico participativo. Eisforia: Desenvolvimento Territorial Sustentável: conceitos, experiências e desafios teórico-metodológicos. Florianópolis, v. 4, n. especial, dez. 2006.

WERTHEIN, J.; CUNHA, C. (Org.). Educação Científica um direito de todos. In: ______. Educação Científica e Desenvolvimento: O que pensam os cientistas. Brasília: UNESCO. Instituto Sangari, 2005. p.15-45.

XAVIER, A. C. G.; COPPOLI, E. H. R.; KENCHIAN, J. V. N.; DARWICH, S. M.; ROSA, S. N. Concepções, Diretrizes e Indicadores da Extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica- EPCT. In: Extensão Tecnológica. Cuiabá: Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF). 2013.p. 12-21.

Downloads

Publicado

2017-08-31