CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM PROL DE UMA UNIVERSIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA

Autores

  • Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Francisco Fabiano de Freitas Mendes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Etevaldo Almeida Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0004

Palavras-chave:

Extensão, Curricularização, Epistemologia, Plano Nacional de Educação.

Resumo

Apresentamos uma análise do atual contexto de discussões e implantação da extensão nos currículos de graduação das Universidades Públicas Brasileiras em função da recomendação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), que institui no mínimo 10% da carga horária total dos cursos em atividades de extensão. São questões inspiradoras: como curricularizar a extensão? Qual o perfil de um professor para propor/fazer extensão? Como não fazer da extensão mais uma disciplina do currículo? Analisamos os processos de curricularização da Extensão na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, em diálogo com as discussões nacionais vivenciadas nos Fóruns de Pró-Reitores de Extensão Regionais e Nacionais. Concluímos que a inserção da extensão nos currículos envolve perspectivas epistemológicas que afastam o professor de modelos academicistas e exclusivamente livrescos. A extensão traz uma melodia que muitos professores não estão acostumados a apreciar, a envolver-se, a desejar, a permitir-se, é perspectiva em devir.

Biografia do Autor

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora da Universidade do Estado do Grande do Norte - (UERN), Mossoró - RN, Brasil. Doutorado em Educação.

 

Francisco Fabiano de Freitas Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professor da Universidade do Estado do Grande do Norte - (UERN), Mossoró - RN, Brasil. Doutorado em História Social.

Etevaldo Almeida Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professor da Universidade do Estado do Grande do Norte - (UERN), Mossoró - RN, Brasil. Aluno de Doutorado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife - PE, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição. Polifônicas Ideias: por uma ciência aberta. Porto Alegre: Sulina, 2003.

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencia (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, J. (Org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EDUFScar, 1998.

BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Uma escola multirrefrencial: a difícil arte de se autorizar, o pensamento plural de Jacques Ardoino e a educação. In: MACEDO, Roberto Sidnei; BARBOSA, Joaquim Gonçalves; BORBA, Sérgio (Orgs.). Jacques Ardoino e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Plano Nacional de Educação - PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 12 ago. 2017.

CONAES. Resolução nº 01, de 17 de junho de 2010. Normatiza o Núcleo Docente Estruturante e dá outras providências, 2010. Disponível em: http://www.ceuma.br/cpa/downloads/Resolucao_1_2010.pdf. Acesso em: 12 ago. 2017.

DE CERTEAU, Michel. A Escrita da História. 2. ed. Trad.: Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 42.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre experiência e o saber da experiência. Trad.: João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n.19, p. 20-28, jan.-abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 05 mai. 2015.

MACEDO, Roberto Sidnei. Compreender/mediar: o fundante da educação. Brasília: Liber Livro, 2010.

MORAES, Candida Maria. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas/SP: Papirus, 2015.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 18. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

OLIVEIRA, Dennis. Extensão como Dimensão Singular da Construção do Conhecimento. Revista Cultura e Extensão USP, São Paulo, n.16, p. 39-51, nov. 2016. Disponível em: www.revistas.usp.br/rce/issue/viewIssue/9657/909

PAULA, João Antonio de Paula. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces: Revista de extensão da UFMG, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p. 05-23, jul./nov. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/5/pdf

POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. FORPROEX, Porto Alegre. ago. 2013.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-08-31