A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E O APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR: MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Paulo Cesar Facin Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Andresa Liriane Jacobs Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Sustentabilidade, Energia alternativa.

Resumo

O curso de extensão teve como meta contribuir para uma concepção alternativa à exploração industrial dos recursos naturais. Partiu-se de uma visão ampliada de alfabetização científica e tecnológica (ACT) e de uma concepção de sustentabilidade planetária que considere não somente a economia de energia elétrica, mas também a necessidade de mudanças no modelo hegemônico de produção e consumo. Foram desenvolvidas oficinas pedagógicas sobre a física da energia solar e modelos de produção e consumo; a construção e instalação de um aquecedor solar de baixo custo (ASBC) no Asilo Lar Paulo de Tarso; a construção de um protótipo didático para demonstrar o funcionamento do ASBC em sala de aula, além de algumas visitas ao dispositivo já instalado. O curso demonstrou que, além da necessidade de conhecimentos científicos, é necessário o domínio de conhecimentos tradicionais, de cunho prático, para que o cidadão tenha autonomia suficiente para a busca da sustentabilidade planetária.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Facin, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Prof. Dr. - Departamento de Física - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Andresa Liriane Jacobs, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Prof. Me. - Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Coordenação de Meio Ambiente e Saúde: Usina de Conhecimento de Ponta Grossa, Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa.

Downloads