ASSESSORIA FONOAUDIOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Rudahyra Taisa Osswald de Oliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Ana Paula Zaboroski Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul/PR
  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Graziela Chamarelli Bougo Hospital Municipal Odilon Behrens

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Educação infantil, Fonoaudiologia escolar.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo indicar possibilidades de atuação da fonoaudiologia em ambiente escolar, com foco para a Educação Infantil. A ação extensionista foi desenvolvida em três centros de educação infantil da cidade de Irati/PR. Na presente análise foram considerados dados de 114 alunos e de 30 professores. Foram aplicados questionários e mini-cursos com os professores. Com as crianças, foi elaborado um perfil e atividades com foco para assuntos fonoaudiológicos. A ação extensionista confirmou-se como um importante aliado do desenvolvimento de competências acadêmicas e da comunidade escolar.

Biografia do Autor

Rudahyra Taisa Osswald de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Fonoaudióloga; Estagiária Pedagógica Voluntária do Estágio em Terapia Fonoaudiológica I da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) - 2009; Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de Pitanga/PR.

Ana Paula Zaboroski, Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul/PR

Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul/PR; Fonoaudióloga da Clínica Cirurgia e Diagnóstico em Otorrinolaringologia de Irati/PR (CDOI).

Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Fonoaudióloga; Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Marília/SP; Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Campus de São Carlos/SP; Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Graziela Chamarelli Bougo, Hospital Municipal Odilon Behrens

Fonoaudióloga; Residente em Fonoaudiologia na área de ênfase de Urgência, Emergência e Terapia Intensiva do Hospital Municipal Odilon Behrens (HMOB), Belo Horizonte – MG.

Downloads