A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA E A PRÁTICA ACADÊMICA NA AGÊNCIA DE JORNALISMO DA UEPG

Autores

  • Carlos Alberto de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Paula Melani Rocha Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Sérgio Luiz Gadini Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Agência de jornalismo, prática jornalística, cobertura jornalística, extensão universitária.

Resumo

Procura-se retratar neste artigo a importância da prática jornalística nos cursos de Jornalismo e para isso foca-se no trabalho desenvolvido pela Agência de Jornalismo, do Departamento de Comunicação (UEPG). O objetivo é mostrar que o setor tem contribuído para a formação profissional dos acadêmicos, permitindo a prática profissional antes mesmo da conclusão da graduação. O propósito da investigação é demonstrar, por meio de pesquisa bibliográfica, depoimentos de acadêmicos e entrevistas com professores que projetos de extensão como este tem se constituído em importante espaço para a prática do jornalismo por parte dos alunos que legalmente são impedidos de estagiarem em empresas de comunicação e mídia.

Biografia do Autor

Carlos Alberto de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Ciência Humanas pela UFSC, Mestre em Comunicação pela UFRGS - Professor do Curso de Jornalismo da UEPG e pesquisador na área de pesquisa Jornalismo.

Paula Melani Rocha, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Sociologia pela UFSCar. PhD em Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa. Pesquisadora Colaboradora do LABJor/UNICAMP – Professora do Curso de Jornalismo da UEPG, área de pesquisa em Jornalismo com apoio da FAPESP.

Sérgio Luiz Gadini, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Ciências da Comunicação pela UniSinos. Coordenador do Projeto de Extensão “Agência de Jornalismo da UEPG” – Professor do Curso de Jornalismo da UEPG.

Downloads