A ENFERMAGEM UTILIZANDO O LÚDICO PARA ABORDAR A VIOLÊNCIA ENTRE OS ADOLESCENTES NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Akilia Aparecida do Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Bárbara Vargas de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Iêda Maria Ávila Vargas Dias Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Jamille Galil Toledo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lilian do Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marli Salvador Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Quenfins Almeida Vieira Bisaggio Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rafael Augusto Gedeão Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Zuleyce Maria Lessa Pacheco Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Enfermagem, Adolescência, Bullying.

Resumo

A adolescência é uma etapa da vida caracterizada por um conjunto de transformações que deixam o indivíduo exposto a vários tipos de violência, dentre eles o bullying, objeto de estudo da presente investigação que teve como objetivo criar um espaço de discussão sobre as implicações do bullying na vida cotidiana do adolescente escolar através de intervenções lúdicas. A parte extensionistas do projeto foi desenvolvida através de atividades de educação em saúde para adolescentes de uma escola publica de Juiz de Fora, sujeitos da pesquisa cuja coleta de dados foi realizada através do Método de Grupo Focal. Os resultados foram sistematizados nas seguintes unidades de registros: A violência representada pelo bullying no ambiente escolar e As implicações do bullying no cotidiano do adolescente. Considerações finais: percebe-se o quanto é presente esta forma de violência na vida dos alunos, embora na maioria das vezes ela seja velada por motivos diversos.

Biografia do Autor

Akilia Aparecida do Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora

Discente do Curso de Enfermagem da UFJF, bolsista de iniciação cientifica.

Bárbara Vargas de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Discente do Curso de Enfermagem da UFJF, bolsista de extensão universitária.

Iêda Maria Ávila Vargas Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, pesquisadoras do Projeto.

Jamille Galil Toledo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Lilian do Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Marli Salvador, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, pesquisadoras do Projeto.

Quenfins Almeida Vieira Bisaggio, Universidade Federal de Juiz de Fora

Discente do Curso de Enfermagem da UFJF, bolsista de extensão universitária.

Rafael Augusto Gedeão, Universidade Federal de Juiz de Fora

Discente do Curso de Enfermagem da UFJF, bolsista de treinamento profissional.

Zuleyce Maria Lessa Pacheco, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, pesquisadoras do Projeto.

Downloads