A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO AÇÃO SOCIOEDUCATIVA

Autores

  • Cibele Roberta Sugahara Faculdade de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

Cooperativa, Ações Socioeducativas, Extensão Universitária

Resumo

A orientação da extensão para além dos muros da universidade como uma forma de conceber a extensão universitária educativa é entendida neste trabalho como um caminho de descobertas, uma abertura recíproca a novas dimensões do conhecimento humano. Acredita-se que as Instituições de Ensino Superior ao gerirem a extensão assumem-na como uma forma de abordagem das questões sociais que se efetiva com a difusão de conhecimentos. No entanto, como condição de realização a extensão deve reconhecer os limites de seu saber sem negligenciar o aspecto da interação para acolher contribuições do ensino e da pesquisa, numa linguagem clara para que cada um saiba exatamente o seu grau de participação como condição necessária para a transformação social. Sob esse enfoque esse trabalho traz uma reflexão sobre a metodologia de intervenção de extensão com ações socioeducativas na perspectiva do empreendimento cooperativo com vistas à autonomia de grupos em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, propõese a preparação de atividades de intervenção em cooperativas a partir de oficinas socioeducativas de cunho interativo estimulando o desenvolvimento de habilidades para lidar com desafios típicos da autogestão como conflitos, divisão das tarefas e autonomia.

Biografia do Autor

Cibele Roberta Sugahara, Faculdade de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Professora e Diretora da Faculdade de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora com projeto de extensão intitulado: Práticas Socioeducativas na Cooperativa de Costura de Americana-SP.

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