CONSTRUÇÃO DO MARCO LEGAL PARA A PRODUÇÃO DE AÇAÍ DE JUÇARA: CONTRIBUIÇÕES DA “OFICINA INTERESTADUAL SOBRE LEGISLAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING PARA EXPLORAÇÃO DE FRUTOS DA PALMEIRA JUÇARA”.

Autores

  • Francisco Paulo Chaimsohn Instituto Agronômico do Paraná
  • Nelci Catarina Chiquetto Universiadade Estadual de Ponta grossa

Palavras-chave:

Euterpe edulis, Exploração sustentável, Legislação para exploração.

Resumo

O corte ilegal da palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.) para a extração do palmito gera perdas ambientais. A exploração sustentável de frutos para a produção de suco similar ao açaí (E. oleracea Mart.) pode contribuir para a conservação da espécie, a manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica e a geração de renda em comunidades inseridas em áreas de preservação permanente ou em seu entorno. Alternativas para o desenvolvimento da exploração sustentável através da construção de um marco legal apropriado à atividade, considerando-se a potencialidade do produto e a questão socioambiental, foram debatidas em grupos de trabalho envolvendo técnicos, pesquisadores, professores, membros da policia ambiental, agricultores, gestores e estudantes de ciências agrárias e ambientais Concluiu-se que a legislação deve motivar o cultivo das palmeiras, principalmente em sistemas agroflorestais; que há necessidade de regulamento técnico para fixação dos padrões de identidade e qualidade da polpa; e que tanto a denominação “juçara” quanto a denominação “açaí” são importantes, a primeira em função da importância socioambiental da espécie – a segunda é relevante para a identificação do produto por parte de consumidores.

Biografia do Autor

Francisco Paulo Chaimsohn, Instituto Agronômico do Paraná

Pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná - Polo Regional de Pesquisa de Ponta Grossa, Doutorado em Sistemas de Producción Agricola Tropical Sostenibl (Universidad de Costa Rica).

Nelci Catarina Chiquetto, Universiadade Estadual de Ponta grossa

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Doutorado em Processos Biotecnológicos (UFPR).

Downloads

Publicado

2013-11-26