A FORMAÇÃO DE ALUNOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFMG: PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA (PEI) – DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0001

Autores

  • Cristiane Frade Marques Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG http://orcid.org/0000-0002-2609-7854
  • Juarez Melgaço Valadares Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0001

Palavras-chave:

Extensão universitária, Percursos formativos, Identidade docente.

Resumo

Neste trabalho, apresentamos os impactos sobre os percursos formativos de alunos da graduação inseridos em um Programa de extensão universitária na UFMG. O objetivo do Programa Escola Integrada (PEI/UFMG) era que os alunos participassem como bolsistas nas oficinas que ocorriam no contraturno escolar, em decorrência da ampliação de jornada promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, nas escolas da Rede. A partir de entrevistas realizadas com bolsistas da área de Acompanhamento Escolar, percebemos os dilemas que foram vivenciados e como eles foram resolvidos. Esperamos compreender a função dos programas da Extensão Universitária em suas relações com o ensino e a pesquisa.

Biografia do Autor

Cristiane Frade Marques, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil.

Juarez Melgaço Valadares, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. 

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Publicado

2016-08-23