A IDENTIDADE VISUAL DOS ALUNOS DO Cap-UERJ - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0011

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.12.i2.0011

Palavras-chave:

Cultura visual, Identidade, Contemporaneidade, Ensinos fundamental e médio, Rio de Janeiro.

Resumo

O Projeto de Extensão O CAp-UERJ e suas impressões visuais amplia as articulações crítico-estéticas acerca da disciplina curricular de Artes Visuais e História da Arte, vinculado ao Departamento de Educação Artística - DEFA. Cadastrado no Departamento de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ desde o ano de 2015, o Projeto estuda a identidade visual dos alunos do ensino fundamental ao ensino médio no Instituto de Aplicação / CAp-UERJ a partir do levantamento dos objetos estéticos recorrentes no espaço escolar e relevantes para a formação crítico-cultural. Ao expandir as recorrências estéticas na historiografia da arte e a sintaxe visual nos objetos de uso pessoal (tais como mochilas, tênis, estojos, cadernos etc.) do cotidiano escolar, o Projeto desenvolve a pesquisa visual e a experimentação plástica ao propor a criação de novas padronagens condizentes com a formação identitária e cultural dos alunos no panorama carioca.

Biografia do Autor

Christiane Pereira Arcuri, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Doutorado em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-23