A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REFLEXÕES NUM CONTEXTO MULTIFACETADO - DOI: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0011

Autores

  • Ademar Antonio Lauxen Universidade de Passo Fundo - UFP http://orcid.org/0000-0002-3952-4317
  • Ana Paula Härter Vaniel Universidade de Passo Fundo - UFP
  • Lairton Tres Universidade de Passo Fundo - UFP
  • Milene Fracasso Galvagni Universidade de Passo Fundo - UFP
  • Bruna Bonafé Czarnobay Universidade de Passo Fundo - UFP

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0011

Palavras-chave:

prática docente, aprendizagem, reflexão.

Resumo

Este artigo constitui uma análise dos saberes revelados sobre a prática docente no processo de interação e mediação desenvolvido por meio de chats no ambiente virtual Moodle, no ano de 2014, envolvendo professores de Ciências e de Química de escolas da região, acadêmicos e docentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade de Passo Fundo - RS. O projeto de extensão “A formação dos professores de Ciências/Química: roda de conversas, envolvendo os saberes e fazeres docentes” visa compor a chamada “Tríades de Formação (interação) Profissional”. Esse processo busca problematizar saberes experienciais e possibilitar a reflexão, importante aspecto para a constituição da autonomia e do protagonismo docente. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que os professores têm um saber ser e um saber fazer que se produz na prática, mas que precisa ser revelado e problematizado para que possa produzir avanços e qualificar a ação docente. O processo de interação envolvendo a tríade mostrou-se potencialmente significativo para a formação contínua.

Biografia do Autor

Ademar Antonio Lauxen, Universidade de Passo Fundo - UFP

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), RS - Brasil. Doutorado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde.

Ana Paula Härter Vaniel, Universidade de Passo Fundo - UFP

Professora da Universidade de Passo Fundo (UPF), RS - Brasil. Mestrado em Química Inorgânica. 

Lairton Tres, Universidade de Passo Fundo - UFP

Professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), RS - Brasil. Aluno de Doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Milene Fracasso Galvagni, Universidade de Passo Fundo - UFP

Aluna de graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), RS - Brasil.

Bruna Bonafé Czarnobay, Universidade de Passo Fundo - UFP

Aluna de graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF), RS - Brasil.

Referências

ARAÚJO, M. C. P. de.; AUTH, M. A.; MALDANER, O. A. Situações de estudo como forma de inovação curricular em Ciências Naturais. In: GALIAZZI, M. C. et al. (Org.). Construção curricular em rede em educação em ciências: uma aposta de pesquisa em sala de aula. Ijuí: Unijuí, 2007.

BOFF, E. T. de O.; FRISON, M. D.; SILVA, V. P. da; LOTTERMANN, C.; DEL PINO, J. C. Situação de Estudo: uma possibilidade de reconstrução de teorias e práticas docentes. In: GALIAZZI, M. C. et al. Aprender em rede na educação em ciências. Ijuí: Unijuí, 2008. p. 92-112.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.

DEL PINO, J. C.; CHASSOT, A. I.; SCHROEDER, E. O.; SALGADO, T. D. M. Química do Cotidiano: Pressupostos teóricos para a elaboração de material didático alternativo. Espaços na Escola, v. 10, p. 47- 53, 1993.

GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A Natureza Pedagógica da Experimentação:

uma Pesquisa na Licenciatura em Química. Revista Química Nova, v. 27, n. 2, p. 326-331, 2004.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola. n. 10, p. 43-49, nov. 1999.

GONDIM, M. S. da C.; MÓL, G. de S. Experimentos investigativos em laboratório de química fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, VI., 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

MALDANER, O. A.; ARAÚJO, M. C. P. A participação do professor na construção do currículo escolar em ciências. Espaços da Escola, Ijuí, Unijuí, Ano 1, n. 3, p. 18-28, jan./mar., 1992.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Unijuí, 2011.

PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Coord). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 93-114.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2008.

SARTORI, J.; BONA, S. C.; GUEDES, S. M. Estágios nas licenciaturas: desafios do constituir-se professor. Passo Fundo: UPF, 2008.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, supl. 1, p. 14-24, 2002.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

VIGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

2016-12-21