OS CARBOIDRATOS NO COTIDIANO: TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA BIOQUÍMICA PARA ALUNOS DO 9º ANO EM ESCOLAS DA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0014

Palavras-chave:

bioquímica (carboidratos), ensino-aprendizagem de bioquímica, teoria e prática da ciência.

Resumo

Vinculado ao projeto Atividades didático‐pedagógicas para a Bioquímica para o Ensino Fundamental, o presente artigo apresenta os resultados de uma ação extensionista, a fim de levar aulas práticas de bioquímica (ramo da ciência que estuda, especialmente, estruturas e funções das biomoléculas dos compostos orgânicos celulares) para o espaço das salas de aula do 9º Ano, de quatro escolas ribeirinhas da região do baixo Tocantins, no município de Cametá-PA. As aulas, que contaram com um público de 85 alunos, abordaram temas como a importância dos carboidratos e a identificação de biomoléculas em alimentos, por meio de uma metodologia que parte do uso de materiais alternativos presentes no dia a dia das comunidades, estabelecendo a relação entre teoria e prática, de forma a contribuir positivamente para o aprendizado dos alunos.

Biografia do Autor

Natalino Laredo Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Aluno de Graduação da da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil.

Fábio Cardoso Borges, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil. Doutorado em Química.

Lourivaldo da Silva Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), PA - Brasil. Doutorado em Química.

Referências

AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia das células (Ensino Médio). 2. ed. São Paulo: Moderna, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Naturais. Brasília, 1998.

CARVALHO, R. M. B. Georges Snyders: em busca da alegria na escola. Perspectiva, Florianópolis, v. 17, n. 32, p. 151-170, jul./dez. 1999.

COELHO, L. S., A concepção de uma professora e de seus alunos sobre a prática de atividades experimentais no Ensino de Ciências. 2011, Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.

FREDERICK, A. B. et al. Introdução à bioquímica. Tradução de Mauro de Campos Silva, Gianluca Camillo Azzellini. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

KRASILCHIK, M., Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. Perspectiva, São Paulo, p. 85-93, jan. 2000.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986. (Temas básicos da educação e ensino)

MOREIRA, A. C.; SANTOS, H. et al. A música na sala de aula - A música como recurso didático. Unisanta Humanitas, Santos, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2014.

MUNARI, A. Jean Piaget. Tradução e organização de Daniele Sahed. Recife: Fundação Joaquim Nabuco. Editora Massangana, 2010.

PARKER, S. O livro do corpo humano. São Paulo: Ciranda Cultural, 2007.

SIGNORELLI, V. Conversa de professor: Ciências. Brasília, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação a Distância, 1996, 47 p. (Caderno da TV Escola).

SOCIEDADE Brasileira de Diabetes, Departamento de Nutrição. Manual oficial de contagem de carboidratos regional. Rio de Janeiro: Dois C: Sociedade Brasileira de Diabetes, 2009.

SOUZA, N. C.; TEIXEIRA DIAS, V. M.; SCHWANTES, L. Reflexões sobre o laboratório e o Ensino de Ciências: Experiências a partir do programa observatório da educação. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (Química da Vida e Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande FURG, Financiamento CAPES/Inep, 2009.

TIRE 10 dúvidas sobre dieta. Disponível em: <http://www.sismamt.org.br/materia/impressao.php?id=9646>. Acesso em: 10 jun. 2015.

TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. l. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2013. (Coleção Ideias em ação).

Downloads

Publicado

2017-08-31