SABERES E EXPERIÊNCIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA EM ATIVIDADES EXTENSIONISTAS

Autores

  • Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Lucia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Lucimar Gracia Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Manuela Trindade de Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0003

Palavras-chave:

contemporaneidade, formação docente, professor multirreferencial.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as temáticas oferecidas no Curso de Extensão Formação de Professores: um desafio contemporâneo como indicativo para a melhoria da formação de professores da rede pública. A investigação foi realizada no Centro de Pesquisa e Estudos Pedagógicos da Universidade Estadual do sudoeste da Bahia. Foram participantes 20 professores da rede pública municipal e estadual que frequentaram os três últimos cursos. Foi utilizado como instrumento um questionário semiestruturado contendo 12 questões versando sobre a contribuição do curso para a formação dos profissionais, as aprendizagens adquiridas e as mudanças oriundas a partir das experiências/vivências do curso. As temáticas foram divididas em cinco áreas, trabalhadas de forma interativa, numa perspectiva multidimensional, possibilitando aos participantes uma visão de conceitos básicos com base em atividades teórico-vivenciais: a) histórico da formação de professores no Brasil, b) prática e formação de professores, c) memórias e formação de professores, d) pesquisa em formação de professores, e) o professor multirreferencial. Dentre as aprendizagens adquiridas identificamos a valorização do conhecimento e a compreensão da relação professor e aluno; importância da continuidade da formação, melhoria da atuação profissional; reflexão da prática pedagógica; valorização docente e subjetividade do professor. Foi constatada, também, uma necessidade da aplicabilidade das temáticas na prática pedagógica dos professores. Em relação à contribuição do curso para a formação dos profissionais e as mudanças oriundas a partir das experiências/vivências, foram relatadas a construção teórica e o amadurecimento profissional, a ampliação da visão sobre ser professor; necessidade de uma formação continuada; saber fazer docente; conhecimento sobre o cotidiano escolar. Nesse sentido, a interlocução entre saberes tem como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade, como nos oriundos de um processo dialético teoria/prática/reflexão/prática.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Souza Nascimento Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), BA - Brasil. Doutorado em Psicologia.

Lucia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), BA - Brasil. Doutorado em Educação. Pós-doutorado em Educação.

Lucimar Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Aluna de Mestrado da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), BA - Brasil.

Manuela Trindade de Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Aluna de Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), BA - Brasil.

Referências

ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: Imagens e Auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

BARDIN, L. Análise de conteúdo (REGO, L. de A.; PINHEIRO, A. Trads.). Lisboa: Edições 70. 2006. (Obra original publicada em 1977).

BERNADO, E. S. Um olhar sobre a formação continuada de professores: escolas organizadas no regime de ensino em ciclo(s). In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED: Sociedade, democracia e educação: qual universidade?, 27., 2004. Anais... Caxambu/MG: Anped, 2004. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/27/gt08/t083.pdf. Acesso em: 23/09/2009.

CARLOTTO, M. A. A Síndrome de Burnout e o trabalho docente. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 7, n. 1, p. 21-29, jan./jun. 2002.

CUNHA, M. D. da. Subjetividade e constituição de professores. In: GONZALEZ REY, F. (Org.). Subjetividade, complexidade e pesquisa em Psicologia. São Paulo: Thomson Learning, 2005. p. 191-213.

______. Constituição de professores no espaço-tempo da sala de aula. Tese (Doutorado em Psicologia Educacional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, São Paulo, 2000.

D’ÁVILA, C. Universidade e Formação de professores: qual o peso da formação inicial na construção da identidade profissional docente? In: NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. Memória e formação de professores. Salvador/BA: EDUFBA, 2007, p. 219-240.

FERREIRA, L. G. Professoras da zona rural: formação, identidade, saberes e práticas. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA, 2010.

______. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2014.

FERREIRA, L. G.; BEZERRA, P. O. O professor do ensino superior e sua formação: uma discussão necessária. Revista de Ciências da Educação. Americana, Ano XVII, v. 1, n. 32, p. 5-28, jan./jun. 2015,.

FONTANA, R. Trabalho e subjetividade. Nos rituais da iniciação, a constituição do ser professora. Cadernos Cedes, Ano XX, n. 50, p. 103-119, abr./2000.

LUDKE, M.; MOREIRA, A.F.B.; CUNHA, M.I. da. Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores. Revista Educação e Sociedade. Ano XX, n. 68, dez./1999.

MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, PT: Porto Editora, 1999.

______. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.

MARCELO GARCIA, C.; VAILLANT, D. Desarrollo professional docente: como se aprende a enseñar? Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones, 2009.

NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e sua formação. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995.

NUNES, C. Formação docente no Brasil: entre avanços legais e recuos pragmáticos. Teias – Revista da Faculdade de Educação da UERJ, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 16-30, 2000.

SANTOS, S. M.; BERNARDES, V. A. M. História de formação de professores. Cadernos da Fucamp, Patos de Minas, v. 2, p. 59-77, 2003.

SEVERINO, A.J. Formação docente: conhecimento científico e saberes dos professores. Ariús, Campina Grande, v. 13, n. 2, p. 121-132, jul./dez. 2007.

SILVA, E. M. A.; ARAÚJO, C. M. Reflexão em Paulo Freire: uma contribuição para a formação continuada de professores. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE, 5., 2005. Anais... Recife, 2005. p. 1-8.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TEIXEIRA, I. C. Os professores como sujeitos sócio-culturais. In: DAYRELL, J. (Org.). Múltiplos olhares sobre a educação e a cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996. p.179-194.

VEIGA, I. P. A.; AMARAL, A. L. (Orgs.). Formação de professores: políticas e debates. São Paulo, SP: Papirus, 2002, p. 47-61.

Downloads

Publicado

2017-08-31