Escolarização, cidadania e juventude em São João do Triunfo – PR (Schooling, citizenship and youth in São João do Triunfo – PR) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.12i1.0007

Conteúdo do artigo principal

Névio de Campos
Marli de Fátima Rodrigues
José Rogério Vitkowski

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a relação entre escolarização e cidadania no contexto contemporâneo, tomando como ponto de partida o processo educativo de jovens do ensino médio no município de São João do Triunfo, Paraná. Apoia-se em dados de uma pesquisa quantitativa aplicada aos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Francisco Neves Filho (localizado na zona urbana), do Colégio Estadual Argemiro L. de Lima (localizado na zona rural) e no Projeto Político Pedagógico dessas instituições de ensino. Os dados quantitativos foram produzidos por meio de questionários, objetivando obter informações sobre idade, série, período matriculado, atividade (estudante-trabalhador/estudante), local de residência (área urbana ou rural) e grau de escolaridade dos avós e dos pais desses discentes. Tais informações são analisadas à luz da teoria educacional de Pierre Bourdieu, cuja preocupação principal é problematizar a potencialidade da educação escolar no processo de construção da cidadania desses grupos sociais.

 

Palavras-chave: Escolarização. Cidadania. Juventude.

 

 

Abstract: This article discusses the relationship between schooling and citizenship in a contemporary context by considering the educational process of secondary school young adults in the municipality of São João do Triunfo, Paraná. This study is based on data provided by a quantitative research carried out with secondary school students from Francisco Neves Filho State School (situated in the urban area) and Argemiro L. de Lima State School (situated in the rural area), and on the Political Pedagogical Project of these schools. The quantitative data was obtained from a questionnaire that provided information about students´ age, school year, term enrolled, occupation (student, working student), place of residence (urban or rural area) and the schooling level of these students’ parents and grandparents. The information is analyzed with the support of Pierre Bourdieu’s educational theory, whose main concern is to debate on the potential of school education in the development of citizenship of these social groups.

 

Keywords: Schooling. Citizenship. Youth.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
CAMPOS, N. de; RODRIGUES, M. de F.; VITKOWSKI, J. R. Escolarização, cidadania e juventude em São João do Triunfo – PR (Schooling, citizenship and youth in São João do Triunfo – PR) Doi: 10.5212/Emancipacao.v.12i1.0007. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 12, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/1234. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Névio de Campos, UEPG

Doutor em Educação; Professor no Mestrado em Educação da UEGP; Professor e pesquisador na área de história da educação.

Marli de Fátima Rodrigues, UEPG

Doutora em Educação. Professora no Departaemento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisadora na área de Política Educacional.

José Rogério Vitkowski, UPEG

Mestre em Educação. Professor no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pesquisador na área de Filosofia da Educação.