A sociedade civil e suas possibilidades de emancipação social

Conteúdo do artigo principal

Danuta Estrufika Cantóia Luiz

Resumo

Partindo do pressuposto de que é atributo da Sociedade Civil a função de decidir e intervir nas relações e necessidades sociais - sem eximir o Estado de suas responsabilidades sociais - o presente artigo traz a discussão sobre a reconstrução de um espaço público, não estatal, de caráter emancipatório, como possibilidade de intermediação das complexas relações entre o Estado e a Sociedade.

 

PALAVRAS-CHAVEemancipação, participação, sociedade civil.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
LUIZ, D. E. C. A sociedade civil e suas possibilidades de emancipação social. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 1, n. 1, p. 59–69, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/23. Acesso em: 26 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danuta Estrufika Cantóia Luiz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1985), especialização em prática profissional do Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992) mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Curso de Serviço Social e Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. 

Referências

BLACKBURN, Robin O Capitalismo cinzento e o problema do Estado. In: SADER, Emir, GENTILI, Pablo (org). Pós – neoliberalismo II Que estado para que democracia 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

BOBBIO, Norberto. O Conceito de Sociedade Civil. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade; por uma teoria geral da política. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>