Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Reidy Rolim de Moura
Selma Maria Schons

Resumo

O presente número da Revista Emancipação contém 11 trabalhos que compõem um rico panorama do que há de mais atual na pesquisa acadêmica, em especial no que se refere às principais temáticas abordadas – direitos humanos, renda básica, pensamento marxista e sociedade civil –, as quais, inclusive, dialogam entre si em inúmeros pontos.

Os dois artigos introdutórios discorrem sobre direitos humanos, mas enquanto o primeiro aproxima-os do conceito de desenvolvimento humano, num panorama internacional, o segundo insere a efetivação dos mesmos nas políticas públicas brasileiras pós-constituição de 88.

Adiante, o direito à renda básica torna-se o fio condutor da discussão suscitada pelos próximos dois textos. Em “O Debate Contemporâneo Sobre as Condicionalidades”, as exigências para o recebimento dos benefícios do Programa Bolsa Família são discutidas, assim como a base ideológica na qual se funda o sistema destas condicionalidades. Já no trabalho posterior, a segurança de renda é analisada sob a ótica do direito socioassistencial, de modo a sintetizar seus aspectos institucionais.

Partindo para um debate mais específico sobre o capitalismo, o texto posterior confronta a sociabilidade deste sistema com os conceitos de reificação presentes nas obras de Lucien Goldmann, Herbert Marcuse e Fredric Jameson, derivados do pensamento marxista de György Lukács.

A sociedade civil também recebe atenção, ao ser examinada tanto na contraposição teórica ao Estado, em “A Sociedade Civil em Hegel e Marx”, como em sua práxis participativa, no artigo “Informação e comunicação na gestão participativa - uma análise a partir das políticas de recursos hídricos do Brasil e da Europa”.

O cotidiano profissional dos trabalhadores da área social é contemplado em “Didática e pedagogia do diário de campo na formação do assistente social”, que parte de uma pesquisa indireta – a interessante análise do diário de campo de uma estudante – para entender como ele pode ser mais bem aproveitado.

Os trabalhos derradeiros, de autores locais, relacionam-se de várias maneiras com os demais neste número presentes. “A história da saúde mental e seu processo de Reforma Psiquiátrica no município de Ponta Grossa – PR”, por exemplo, tem como ponto de referência a prática de profissionais da área social, tal qual o trabalho anterior, mas vale-se de entrevistas com estes para entender a evolução do assunto em seu recorte específico.

No mesmo sentido, de olhar o passado para melhor compreender o presente, o penúltimo artigo nos apresenta uma sociedade civil segmentada por raças, mas unida pelo esporte, através do qual os direitos humanos buscavam sua efetivação.

Por último, “Como mudar o mundo: Marx e o marxismo, 1840-2011” resenha o livro homônimo de Eric Hobsbawm, falecido recentemente, de forma a homenagear e melhor compreender seu pensamento, que, inclusive, se relaciona sobremaneira com a presente edição de nossa revista.

 

Boa leitura.

 

Profa. Dra. Reidy Rolim de Moura            Profa. Dra. Selma Maria Schons

Coordenação da Revista Emancipação

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MOURA, R. R. de; SCHONS, S. M. Apresentação. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 12, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/5033. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)