A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO: ATORES E PARCERIAS NA EDUCAÇÃO RURAL

Conteúdo do artigo principal

Terezinha Sandri
Maria Antônia Souza

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um mapeamento das organizações sociais e programas governamentais presentes no meio rural paranaense. São atores sociais e programas que objetivam desenvolver processos educativos e assistência técnica orientada para o pequenos proprietários. Parte-se da discussão sobre o processo de construção democrática, em especial a década de 1990, quando as práticas sociais com características democráticas são intencionadas, ampliadas e experimentadas pelas organizações sociais. Os movimentos sociais e ONGs impulsionam atividades vinculadas ao meio rural. Discute-se a ampliação do espaço público e a parceria como a possibilidade de encontros entre atores sociais diferentes, porém com objetivos em comum. Constata-se, através de análise documental e entrevistas, que o desafio central percorrido pelas organizações e programas governamentais é o desenvolvimento rural, através de processos educativos formais ou não-formais. As temáticas que percorrem este trabalho são: Sociedade Civil e Estado, processo de democratização, espaço público, parcerias e educação no meio rural.

PALAVRAS-CHAVE: educação, parceria, atores sociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SANDRI, T.; SOUZA, M. A. A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO: ATORES E PARCERIAS NA EDUCAÇÃO RURAL. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 5, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/61. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Terezinha Sandri, UEPG

Aluna do Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas na UEPG

Maria Antônia Souza, UEPG

Doutora em Educação. Professora do Programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Programa de Mestrado em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)