Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Equipe Editorial Revista Emancipação

Resumo

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas juntamente com o Curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem a satisfação de trazer a público mais uma edição da Revista Emancipação. Sendo um espaço para socialização do conhecimento na área, produzido através de pesquisas científicas no âmbito interdisciplinar, e dando continuidade aos números anteriores desta revista, a presente edição traz 10 artigos que abordam temáticas contemporâneas sob este enfoque interdisciplinar.

Renovando assim sua responsabilidade sócio-científica, os artigos expressam a diversidade e pluralidade das discussões, abordando desde reflexões ampliadas sobre a teoria das representações sociais como referencial didático-metodológico de pesquisa no campo das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, a ideologia, consciência social e hegemonia na obra de Antonio Gramsci até análises de realidade específicas, tais como Reforma psiquiátrica trajetória de redução dos leitos psiquiátricos no Brasil e Reflexões sobre a atuação dos Assistentes Sociais e Psicólogos junto a Metodologia do depoimento sem dano.

Discute-se também família, política social, proteção social e o neo-familiarismo, além de questões relativas a representatividade dos conselhos gestores e a experiência da psicologia comunitária nas políticas públicas remetendo a discussão das relações de território.

Num debate mais específico discute-se a modernização do passado na música nordestina, destacando a cultura com foco nas diferenças entre o tradicional e o moderno.

Além disso, contempla-se nesta edição a experiência espanhola sobre a metodologia do trabalho social da comunidade para promover mudanças sociais e autônoma sustentáveis no universo relacional complexo em Espanha no século XXI.

Esperamos que os artigos contidos nesta edição contribuam para ampliar e qualificar as discussões contemporâneas interdisciplinares.

 

Boa leitura.

 

Equipe Editorial da Revista Emancipação

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
REVISTA EMANCIPAÇÃO, E. E. Apresentação. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 13, n. 1, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/6194. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)