O PAPEL DO ESTADO E O “WELFARE MIX”

Conteúdo do artigo principal

Mariana Pfeifer
Vera Maria Ribeiro Nogueira

Resumo

Este trabalho analisa os atuais papéis assumidos pelo Estado e pela sociedade no mundo capitalista ocidental. Entende o projeto societário liberal como excludente e desigual, produzindo, reproduzindo e ampliando a questão social e determinando as distintas formas de intervenção estatal. A partir das últimas décadas, o processo de ajuste estrutural das economias nacionais vem reconfigurando a atuação estatal tendo por base a política de Estado Mínimo e o surgimento de um novo esquema de proteção social denominado de “Welfare Mix”, que incentiva a introdução das organizações empresariais e do Terceiro Setor na área das políticas sociais.

PALAVRAS-CHAVE: Estado, questão social, Welfare Mix.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PFEIFER, M.; NOGUEIRA, V. M. R. O PAPEL DO ESTADO E O “WELFARE MIX”. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 5, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/65. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mariana Pfeifer, UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFSC, Especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações, pelo Departamento de Ciências da Administração da UFSC, Assistente Social, formada pela UFSC.

Vera Maria Ribeiro Nogueira, UFSC

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Serviço Social pela PUC/SP, Doutora em Enfermagem pela UFSC, Vice-líder do Núcleo de Estudos Estado Sociedade Civil e Políticas Públicas.