ENTRE A UNIVERSALIDADE DA TEORIA E A SINGULARIDADE DOS FENÔMENOS: ENFRENTANDO O DESAFIO DE CONHECER A REALIDADE

Conteúdo do artigo principal

Divanir Eulália Naréssi Munhoz

Resumo

Este artigo analisa o Método do Abstrato ao Concreto, herança de Marx para a humanidade, como recurso de grandes potencialidades para pesquisa de fenômenos humano-sociais e não necessariamente vinculado à proposta de transformação de sociedade apresentada por esse economista e filósofo alemão do século 19. Procura esclarecer o leitor não familiarizado com a contribuição desse pensador, que a orientação metodológica que ele oferece à ciência subsiste através dos tempos, adotada por estudiosos de renome, como recurso dos mais fecundos para investigação da realidade e conseqüente construção do conhecimento sobre ela. O texto apresenta também discussão sobre as categorias da universalidade, particularidade e singularidade e a mediação entre elas no processo de caminhar da aparência à essência dos fenômenos, proposta central do referido método.

PALAVRAS-CHAVE: método do abstrato ao concreto; universalidade, particularidade, singularidade; mediação; aparência e essência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
MUNHOZ, D. E. N. ENTRE A UNIVERSALIDADE DA TEORIA E A SINGULARIDADE DOS FENÔMENOS: ENFRENTANDO O DESAFIO DE CONHECER A REALIDADE. Emancipação, Ponta Grossa - PR, Brasil., v. 6, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/70. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Divanir Eulália Naréssi Munhoz, UEPG

Doutora em Serviço Social, pela PUC-SP. Professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Sociais Aplicadas e do Departamento de Serviço Social - Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. Coordenadora da Pesquisa “Análise Crítica da Lógica de Pensamento Explícita e/ou Subjacente em Pesquisas de Fenômenos Humano-Sociais”, parte de estudos sobre Epistemologia e Método nas Ciências Sociais.