Ensino de português e espanhol em contexto Teletandem: observações acerca de um projeto interinstitucional. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i1.0002

Autores

  • Rozana Aparecida Lopes Messias UNESP - Assis
  • Kelly C. H. P. de Carvalho UNESP - Assis

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo observar como alunos brasileiros de um curso de Letras, mais especificamente, alunos de Língua Espanhola e Portuguesa organizam e põem em prática o ensino de português para seus parceiros estrangeiros, no contexto Teletandem. A intenção é compreender (a) como são planejados os conteúdos de LP que ensinam; e b) qual o impacto dessa prática para a formação como professores de Língua Portuguesa e Espanhola. Os pressupostos metodológicos que sustentam essa investigação estão ancorados no arcabouço da pesquisa qualitativa, mais especificamente da pesquisa narrativa, e fundamentados nos estudos de J. Clandinin e Michael Connelly (1996). Os dados coletados até o momento mostram que devido à proximidade das línguas, esse contexto virtual de aprendizagem requer a presença de um mediador que sinaliza aos aprendizes questões que devem ser consideradas.

Downloads

Publicado

2013-11-08

Como Citar

MESSIAS, R. A. L.; CARVALHO, K. C. H. P. de. Ensino de português e espanhol em contexto Teletandem: observações acerca de um projeto interinstitucional. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i1.0002. Muitas Vozes, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 31–40, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/5974. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Educação a distância