A leitura de exceção: apontamentos de observação participante com 12 leitores com baixa exposição à escola. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i2.0005

Autores

  • José Carlos Fernandes Universidade Federal do Paraná

Resumo

A tese de doutorado O leitor e a cidade, defendida na Universidade Federal do Paraná, em 2012, usou da observação participante para levantar as memórias de leitores ditos “de pouca escolaridade”. De acordo com os estudos de desempenho de leitura, como Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, esse grupo forma uma exceção estatística, já que é a escola que garante a permanência no mundo da leitura. Poucos se mantêm como leitores tendo ficado no sistema educacional por um tempo inferior a 12 anos. Entende-se que as práticas de leitura desse pequeno grupo servem de subsídio para criar políticas voltadas aos 55% da população brasileira que se declara não leitora, mas que pode voltar aos livros sem necessariamente voltar à escola.
Palavras-chave: Leitura. Memória. Abandono escolar. Território.

Biografia do Autor

José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná

Downloads

Como Citar

FERNANDES, J. C. A leitura de exceção: apontamentos de observação participante com 12 leitores com baixa exposição à escola. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.2i2.0005. Muitas Vozes, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 221–236, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/6397. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ler e Ler Literatura: enfrentamentos