A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE NO VESTIBULAR INDÍGENA: DIFERENÇA, DESIGUALDADE E DIVERSIDADE. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0005

Autores

  • Ismara Tasso UEM
  • Raquel Fregadolli Gonçalves

Palavras-chave:

Identidade, Vestibular Indígena, Diversidade Cultural, Contradição

Resumo

A diferença, a desigualdade e a diversidade estão em contradição nas práticas sociais, em função de como essas noções são discursivizadas e significadas em políticas públicas de preservação e de inclusão dos indígenas no ensino superior. Os equívocos causados pela inconsistência do termo/conceito diversidade apontam para a efetivação parcial da cidadania e para o desprestígio das identidades indígenas como parte constitutiva da identidade nacional. Sob essa inquietação, este trabalho tem por objetivo compreender o modo como as redações, produzidas pelos candidatos no X Vestibular para os Povos Indígenas no Paraná (2010), imprimem a contradição da identidade linguística do indígena – ora como possibilidade de (co)existência da(s) diferença(s), ora sob efeito da desigualdade, inferioridade e tutela das ações do Estado. Para tanto, pautamo-nos no escopo teórico da Linguística, dos Estudos Culturais e da Análise do Discurso, orientada pelas noções foucaultianas. Os resultados indicam que a inconsistência de definição do termo diferença produz efeito(s) como exclusão, intolerância e, principalmente, desrespeito ao indígena. O paradoxo sob o qual a diferença é discursivizada fragiliza o teor do princípio de igualdade que rege a Diversidade Cultural e a cidadania.

Biografia do Autor

Ismara Tasso, UEM

Professora do Departamento de Letras e da Pós-graduação em Letras da UEM

Raquel Fregadolli Gonçalves

Downloads

Como Citar

TASSO, I.; FREGADOLLI GONÇALVES, R. A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE NO VESTIBULAR INDÍGENA: DIFERENÇA, DESIGUALDADE E DIVERSIDADE. DOI: 10.5212/MuitasVozes.v.3i1.0005. Muitas Vozes, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 69–86, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/7257. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Identidade Indigena