As palavras de lá: linguagem e infância em Guimarães Rosa e Mia Couto

Autores

Palavras-chave:

literatura comparada, cultura, linguagem

Resumo

Objetiva-se neste estudo realizar uma análise comparativa acerca da linguagem como elemento de transformação do homem nos contos A menina de lá, do escritor brasileiro do segundo quartel do século XX João Guimarães Rosa, e A menina sem palavra, do escritor Moçambicano Mia Couto, artista e pensador contemporâneo. A abordagem aqui proposta parte do pressuposto de que ambos os contos discutem linguagem, comunicação e infância a partir de um olhar muito perspicaz, no qual a palavra assume o papel de força transformadora, ressignificando a própria ideia de comunicação e contribuindo para a humanização das relações sociais.

 

Biografia do Autor

Valdinei José Aboleya, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais. Licenciado em Letras. Especialista em Arte Educação e Metodologias de Ensino e em História e Cultura Afrobrasileira e Africana.

Professor da rede pública muncipal de ensino e do Ensino Superior Privado

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

ABOLEYA, V. J. As palavras de lá: linguagem e infância em Guimarães Rosa e Mia Couto. Muitas Vozes, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 307–316, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/8834. Acesso em: 19 abr. 2024.