Manifestações da linguagem oral na escrita em nível discursivo/textual no gênero discursivo carta de apresentação

Autores

  • Luciane Watthier Unioeste

Palavras-chave:

Manifestações da linguagem oral na escrita, Nível discursivo/textual, Ensino da Língua Portuguesa.

Resumo

Trazemos, neste artigo, algumas reflexões que compuseram nossa tese de doutorado, cujo tema foi “manifestações da linguagem oral na escrita: aspectos discursivos/textuais e didáticos”. O objetivo da pesquisa foi analisar cartas de apresentação produzidas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de quatro municípios da Região Oeste do Paraná e por alunos do 1º ano da graduação em Letras da UNIOESTE. Estabelecendo relações com a configuração dada ao conteúdo temático, construção composicional e estilo linguístico desse gênero discursivo por esses dois públicos, buscamos reconhecer como ocorrem, no plano discursivo/textual, as manifestações da linguagem oral na produção escrita do gênero carta de apresentação.  Por fim, a partir desse reconhecimento o objetivo foi propor encaminhamentos didático-metodológicos para o trabalho com esse tema. Para este texto em específico, nosso foco é a apresentação de reflexões comparativas entre os textos produzidos pelos dois públicos investigados, bem como discorrer brevemente sobre as atividades de reescrita que desenvolvemos para trabalho com essas manifestações da linguagem. Além disso, apresentamos resposta às perguntas que guiaram o desenvolvimento da pesquisa. Trata-se de uma investigação qualitativa em pesquisa educacional, do tipo descritiva e interpretativa-crítica, com base no dialogismo e no interacionismo.

Biografia do Autor

Luciane Watthier, Unioeste

Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) (2012-2016). Em 2010 obteve o título de Mestre em Letras, com concentração em Linguagem e Sociedade, pela UNIOESTE, sendo bolsista da fundação araucária. Em 2007, concluiu a graduação no curso de Letras português/espanhol pela UNIOESTE, Campus de Cascavel. Participa de projetos na área de linguística textual; formação de professores, práticas sociais. Atualmente, atua no projeto "Formação continuada para professores da educação básica nos anos iniciais: ações voltadas para a alfabetização em municípios com baixo IDEB da região Oeste do Paraná", contemplado pelo edital nº 38/2010/CAPES/INEP, do Programa Observatório da Educação e subsidiado pela CAPES/INEP. Tem artigos publicados em periódicos e anais de eventos internacionais, nacionais e regionais, tanto na Unioeste quanto em outras universidades, além de capítulos de livros. É professora universitária e, também, da Rede Estadual de ensino do Paraná, nas disciplinas de língua portuguesa e língua espanhola.

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

WATTHIER, L. Manifestações da linguagem oral na escrita em nível discursivo/textual no gênero discursivo carta de apresentação. Muitas Vozes, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 343–358, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/8938. Acesso em: 18 abr. 2024.