O texto poético no Ensino Fundamental

Autores

  • Ginete Cavalcante Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Resumo

Este artigo objetiva apresentar algumas considerações e resultados de pesquisa a respeito do trabalho com o texto poético no Ensino Fundamental, acerca da importância do ensino de leitura de poesia em sala de aula, bem como a significância da sistematização desse gênero no Ensino Fundamental. Nesse contexto, percebe-se que, na maioria das vezes, há uma tendência de o poema ser apresentado na escola como mero pretexto para análise gramatical ou questionamentos sobre o aspecto formal. Para discorrer sobre o tema, utilizou-se como base teórica, os trabalhos de Cosson (2006 e 2014) e Paulino (2007), quanto ao tratamento do letramento literário; as reflexões a respeito do ensino de literatura de Pinheiro (2002) e Sorrenti (2007), especificamente sobre ensino de poesia. Dessa maneira, buscam-se percepções sobre questões do ensino do poema e práticas docentes em literatura, mais precisamente com o trabalho com o texto literário. Sendo assim, este estudo também busca refletir sobre a importância do uso dos poemas no Ensino Fundamental para despertar e instigar o aluno a continuar lendo textos literários.

Biografia do Autor

Ginete Cavalcante Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Graduada em Letras - Inglês pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina (FAFOPA) em 2010. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Brasileira, Especialização em Políticas Educativas e Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina (FAFOPA) EM 2014. Cursa atualmente Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na Unidade Acadêmica de Garanhuns. Atualmente é professora na Faculdade de Formação de Professores de Araripina (FAFOPA) no Curso de Letras e também atua como técnico educacional na Gerência Regional de Educação do Sertão do Araripe em cursos de Formação Continuada para professores de Língua Portuguesa, tendo trabalhos publicados na área de ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO e A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LITERATURA. Tem como sua linha de pesquisa LITERATURA E ENSINO.

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

NUNES, G. C. O texto poético no Ensino Fundamental. Muitas Vozes, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 281–306, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/9003. Acesso em: 25 abr. 2024.