O poeta, a poesia e a ocupação do espaço urbano – o caso de Recife

Autores

  • Milena Karine de Souza Wanderley UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Geopoética, Espaço Urbano, Poesia

Resumo

Dentre as relações que o indivíduo pode estabelecer com o espaço, a ocupação dele é uma das noções subjacentes para o estabelecimento dos movimentos de territorialização. No contexto do espaço urbano, as relações de poder se configuram de forma a construir paisagens sui generis nas quais o indivíduo fundamenta sua noção de lugar, de pertencimento, à medida que as vivências vão permitindo a interação com o espaço cuja multiplicidade aponta para uma experiência concomitantemente individual e coletiva. Posto isto, procuraremos, através da presente análise, observar de que forma essa relação com a ocupação do espaço urbano pode estar implicada na arquitetura poética de artistas como Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Alberto da Cunha Melo, Malungo e Chico Science chegando até Siba, cujo poema: “Marcha Macia” (2015) dialoga com os demais poetas no que diz respeito à forma como o espaço urbano é imagético e poeticamente construído desde a observação dos impactos socioambientais provocados pelos grandes empreendimentos e que tem inquietado estudiosos e artistas que pensam o urbano. Para tal, buscaremos esteio na fenomenologia que alicerça o conceito de geopoética em Pageaux (2011), na sua obra de ensaios Musas na Encruzilhada, nos conceitos referentes ao “Vivenciamento das fronteiras externas do homem” construídos por Mikhail Bakhtin (2003) em Estética da Criação Verbal, bem como nos textos que tratam dos processos de ocupação do espaço urbano.

Biografia do Autor

Milena Karine de Souza Wanderley, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e cursa, atualmente, o Doutorado em Estudos Literários nessa mesma universidade, desenvolvendo estudo acerca da poesia de Hilda Hilst em seus processos de ressignificação de Formas Composicionais Clássicas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa - Análise Linguística, Produção de texto e Literatura.

Downloads

Publicado

2017-03-29

Como Citar

WANDERLEY, M. K. de S. O poeta, a poesia e a ocupação do espaço urbano – o caso de Recife. Muitas Vozes, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 245–266, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/9271. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Literatura e Ecocrítica: trazendo Gaia de volta à vida