Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Olhar de Professor é um periódico acadêmico semestral proposto pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Paraná, Brasil). Publica artigos científicos e, conforme o fluxo existente, reflexões sobre experiências pedagógicas significativas, resenhas, entrevistas e textos de palestras proferidas que tragam a  produção de pesquisadores ligados à pesquisa,  extensão universitária e docência na grande área da educação.

 

Políticas de Seção

Artigos

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Editores
  • Beatriz Nadal
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Resenhas

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Caderno Temático - Pesquisa Qualitativa e Consumo

Editores
  • admin sistema
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Caderno Temático - Educação no Campo

Editores
  • Beatriz Nadal
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Caderno Temático - Professores Iniciantes

Editores
  • Beatriz Nadal
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Caderno Temático - Educação Ambiental

Editores
  • Beatriz Nadal
  • admin sistema
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Entrevistas

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Caderno Temático - Políticas e Práticas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de 9 anos

Editores
  • Beatriz Nadal
  • Maria Tenreiro
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Didática e Práticas de Ensino: concepções, formação de professores e organização do trabalho escolar

O caderno temático busca estimular a reflexão sobre o conhecimento produzido e sistematizado no campo da didática e das práticas de ensino, de forma dialogada com a formação de professores e a escola.

Também, aprofundar análises sobre a didática e as práticas de ensino em suas relações com os demais campos de conhecimento e ampliar a compreensão das práticas e das teorias de processo de ensino na escola.

 

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Terceira Idade e Educação de Jovens e Adultos

O presente caderno temático tem por objetivo ampliar as discussões sobre os processos educativos que contemplem o público idoso, seja em espaços formais ou não formais, preferencialmente com artigos que sejam provenientes de pesquisas desenvolvidas no Brasil e no contexto ibero-americano.

Atualmente há mais de 26 milhões de idosos no Brasil, o que representa não apenas 13% da população, mas também a necessidade de políticas públicas e ações efetivas para este segmento. Desta maneira, uma das ações que repercute significativamente para a melhoria da qualidade de vida e inserção social do idoso, é a educação.

Por meio de ações voltadas exclusivamente para este grupo etário, se desenvolve um processo educacional pautado nos princípios da extensão universitária e da educação permanente, que visam desde a alfabetização até a formação continuada, por meio de cursos de atualização. 

Neste contexto, refletir sobre a educação para a terceira idade não finda-se apenas na demanda de uma população crescente ou na prescrição legal (Estatuto do Idoso, Lei 10741/03), mas na compreensão de que o sujeito idoso tem capacidade de aprender e desenvolver-se, respeitando sua identidade e seu contexto sociocultural. Assim, educação para a terceira idade não se limita ao processo de como ensinar o idoso, mas de como a população em geral entende quem é este sujeito e respeita o seu espaço e o seu processo de aprendizagem.

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Pedagogia Social

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Universidade Aberta para a Terceira Idade

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Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Olhar de Professor possui a seguinte política de avaliação:

1 - Recebimento do artigo ou resenha via sistema de submissão online.


2 - Avaliação, pela Equipe Editorial, quanto à pertinência do artigo ou resenha em relação à linha editorial e escopo da revista. Critérios da avaliação preliminar:

a) O artigo deverá apresentar uma contribuição original para o campo de pesquisa específico;


b) O artigo ou resenha deve, necessariamente, enquadrar-se na linha editorial da revista: o tema do artigo ou tema do livro resenhado deve estar relacionado à educação; deve abordar a relação teoria-prática; possuir um potencial para servir de referência para outros estudos e pesquisas;


c) Obedecer ao número de páginas definido para o padrão da revista (20 a 30 páginas para artigos e entre 4 a 7 páginas para resenhas, em espaçamento entre linhas 1,5); 


d) Ser submetido com títulos, resumos e palavras-chave nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola


d) Apresentar correção de linguagem;


e) Atender as normas da ABNT para citação, referências bibliográficas, resumo, entre outras;


3 - Encaminhamento para pareceristas.


4 - Análise e confrontação dos pareceres:

4.1 - Os artigos ou resenhas com pareceres favoráveis são encaminhados para a coordenação da Equipe Editorial que encaminhará ao (s) autor (es) os pareceres e as solicitações de correções indicadas pelos pareceristas e pela Equipe Editorial (com relação ao resumo, abstract, normalização, etc).


4.2 - Os artigos ou resenhas com um parecer favorável e outro contrário são encaminhados para um terceiro parecerista.


4.3 - Os artigos com dois pareceres contrários serão recusados.


4.4 - O aceite final e o agendamento da publicação do artigo ou resenha ocorrerão apenas após o recebimento do texto reformulado.


Quando definitivamente aceitos, os artigos são encaminhados para revisão final de Língua Portuguesa, elaboração de abstracts e resumo em espanhol e normalização junto à Editora UEPG.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...