A FAMÍLIA DO EDUCANDO COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Conteúdo do artigo principal

Fátima Aparecida Maglio Colus
Rita de Cássia Pereira Lima

Resumo

A idéia de desenvolver este trabalho surgiu em decorrência da necessidade de se compreender como e por que a família vem sendo apontada nos últimos anos como responsável pelo desempenho insatisfatório de alunos com dificuldades de aprendizagem no âmbito escolar. Supõe-se que estudar a família neste ângulo, apreender as interações sociais, conflitivas ou harmoniosas, entre a instituição escolar e a familiar, é relevante, pois ambas coexistem numa relação de interdependência que interferirá, mesmo indiretamente, na aprendizagem do educando. Realiza-se o presente estudo com o objetivo de analisar as representações sociais de professores sobre a família de alunos com dificuldades de aprendizagem. A pesquisa fundamentou-se no referencial da Teoria da Representação Social (TRS), inaugurada por Serge Moscovici, em 1961. Os participantes foram 13 professores de Ribeirão Preto (SP) do Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), cursistas do Programa Letra e Vida, curso de formação de professores alfabetizadores promovido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP). Para a coleta de dados utilizaram-se questionários e entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Os resultados apontaram uma representação da família ideal, não condizente com a real, aquela que interage com o cotidiano escolar. Para os participantes, a família real não tem condições de dar apoio, atenção e afeto a esses educandos. As representações sociais dos professores sobre a família de alunos com dificuldades de aprendizagem revelam que o desempenho escolar insatisfatório do educando é causado pela família, que não acompanha as tarefas escolares. A escola é eximida da responsabilidade. Palavras-chave: Família. Dificuldades de aprendizagem. Representação social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COLUS, F. A. M.; LIMA, R. de C. P. A FAMÍLIA DO EDUCANDO COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Olhar de Professor, [S. l.], v. 10, n. 1, 2009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1482. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.