UNA MIRADA CRÍTICA A LA FUNCIÓN ASESORA DESDE LOS SERVICIOS DE APOYO EXTERNO. RECORRIDO Y PROSPECTIVA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.063080

Jesús Domingo Segovia, Víctor Hernández Rivero

Resumo


Diante da mudança em educação, professores e escolas se vêem submetidos a uma alavanche de novos desafios, responsabilidades e exigências. Estes podem atuar tanto com elementos dinamizadores de autonomia curricular e capacidade profissional, ou como escudo ou véu que oculta em projetos artificiosos, instigados e inspirados externamente o que realmente ocorre e é importante nas salas de aula. Não vale qualquer mudança, o essencial da melhora em educação são as boas aprendizagens de todos os estudantes. E isso com bons professore e boas escolas, para o que é vital estimular e apoiar os processos orientados de melhora. Mas não se pode apoiar a mudança sem considerar as lições aprendidas no caminho. A partir dessa ótica, o artigo revisa o sistema de apoio, extrai conclusões e implicações sobre a prática profissional. E conclui oferecendo uma proposta viável do que deveria ser um bom assessoramento.

Palavras-chave


Mudança; Assessoramento; Melhora; apoio externo

Texto completo:

Artigo


DOI: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.

ISSN: 1518-5648

e-ISSN: 1984-018

Indexada em:

 

OLHAR DE PROFESSOR

 

Indexada em:

 

 

CLASE – Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades da Universidade Autônoma do México

 

CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação do INEP - MEC

 EZB – (Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Electronic Journals Library - Universität Regensburg - Alemanha)

 

http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/index.phtml?bibid=AAAAA&colors=7&lang=en

 

 EDUBASE - Faculdade de Educação/UNICAMP –  Campinas/SP, Brasil


Indexador GeoDados da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

http://geodados.pg.utfpr.edu.br/

 

LATINDEX (Sistema Regional  de Información para las Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)

 

 

Qualis de Periódicos da CAPES - Coordenação de Pessoal de Nível Superior

REDALYC (Red de revistas científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal), da UAEM

   

Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas do Instituto Brasileiro de Informação e Ciência da Tecnologia

http://seer.ibict.br/ 

Base Indexadora de Periódicos Brasileiros da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP)