A formação contínua como possibilidade de afirmação da identidade profissional de professores de História

Mariná Holzmann Ribas, Rosilda Baron Martins, Teresa Jussara Luporini

Resumo


O presente artigo é resultado da pesquisa Olhares de Professores: a formação contínua no Paraná (1995-1998) no eixo do Programa Vale-Saber. Pretende discutir como os programas financiados por verbas internacionais desenvolvidos em parcerias com as universidades têm interferido no cotidiano dos professores de história que atuam na rede pública paranaense, não se limitando apenas aos conteúdos escolares, mas estendendo-se a discussão sobre a educação, a escola, sua identidade, necessidades e relações com a sociedade, tendo como fio condutor a formação contínua. Ressalta a relevância da formação continuada e da prática pedagógica como fonte de conhecimento. Pelo depoimento dos professores, nessa modalidade de formação, entre as inferências possíveis destacam-se: a necessidade de acordos e parcerias entre as instituições e a prática reflexiva como uma possibilidade concreta para o aperfeiçoamento dos professores.

Palavras-chave


formação de professores; formação contínua; prática reflexiva

Texto completo:

artigo


DOI: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.

ISSN: 1518-5648

e-ISSN: 1984-018

Indexada em:

 

OLHAR DE PROFESSOR

 

Indexada em:

 

 

CLASE – Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades da Universidade Autônoma do México

 

CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação do INEP - MEC

 EZB – (Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Electronic Journals Library - Universität Regensburg - Alemanha)

 

http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/index.phtml?bibid=AAAAA&colors=7&lang=en

 

 EDUBASE - Faculdade de Educação/UNICAMP –  Campinas/SP, Brasil


Indexador GeoDados da Universidade Tecnológica Federal do Paraná

http://geodados.pg.utfpr.edu.br/

 

LATINDEX (Sistema Regional  de Información para las Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)

 

 

Qualis de Periódicos da CAPES - Coordenação de Pessoal de Nível Superior

REDALYC (Red de revistas científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal), da UAEM

   

Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas do Instituto Brasileiro de Informação e Ciência da Tecnologia

http://seer.ibict.br/ 

Base Indexadora de Periódicos Brasileiros da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP)