Olhar de Professor, Vol. 8, No 1 (2005)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A concepção sistêmica triádica do cérebro e o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita

Rosemeri Terezinha Hoffmann Nogueira, Maria Virgínia Bernardi Berger

Resumo


Este artigo trata de uma pesquisa-ação realizada na área da Língua Portuguesa, durante o ano de 2003. Teve por objetivo o letramento de uma turma de alunos de 5a. série do Ensino Fundamental, caracterizada por elevado índice de repetência e dificuldades de aprendizagem. As questões que orientaram o estudo foram: como conduzir o processo de ensino da leitura e escrita junto a alunos com histórico de fracasso escolar e estigmatizados socialmente? Como integrar no trabalho educativo os avanços da ciência do cérebro? Como adequar o processo de ensino-aprendizagem à estrutura e dinâmica de funcionamento do cérebro triúnico? Quais as estratégias didático-metodológicas mais adequadas para despertar o interesse, a participação e o aprendizado na sala de aula? Utilizou-se de uma metodologia de ensino fundamentada na concepção sistêmica triádica do cérebro e estratégias de intervenção adequadas às peculiaridades cognitivas, afetivas e comportamentais dos alunos. Os indicadores da pesquisa foram obtidos por meio de fichas individuais e produção escrita dos alunos, os quais analisados revelaram que houve mudança qualitativa na auto-imagem e avanços significativos na aprendizagem da leitura e escrita desse grupo de alunos. Tais resultados mostram o impacto positivo da metodologia sistêmica triádica e das estratégias alternativas de letramento para o trabalho educativo de alunos com histórico de fracasso escolar.

Texto Completo: ARTIGO

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0.

ISSN: 1518-5648

e-ISSN: 1984-018

Indexada em:

 

OLHAR DE PROFESSOR

 

Indexada em:

 

 

CLASE – Citas Latinoamericanas em Ciencias Sociales y Humanidades da Universidade Autônoma do México

 

CIBEC – Centro de Informação e Biblioteca em Educação do INEP - MEC

Electronic Journals Library

 

EZB – (Elektronische Zeitschriftenbibliothek / Electronic Journals Library - Universität Regensburg - Alemanha)

http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/index.phtml?bibid=AAAAA&colors=7&lang=en

 

 
  edubase.GIF (2625 bytes)
 


                   
EDUBASE - Faculdade de Educação/UNICAMP – Campinas/SP, Brasil





Indexador GeoDados da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
http://geodados.pg.utfpr.edu.br/

 


Latindex

LATINDEX (Sistema Regional  de Información para las Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal)

 

http://www.capes.gov.br/templates/capes_2011/imagens/logo_capes_rp.gif Qualis de Periódicos da CAPES - Coordenação de Pessoal de Nível Superior

Redalyc

REDALYC (Red de revistas científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal), da UAEM

 

 

 

Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas do Instituto Brasileiro de Informação e Ciência da Tecnologia

http://seer.ibict.br/ 



Sumarios.org

 

Base Indexadora de Periódicos Brasileiros da Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP)