Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O escopo envolve estudos e pesquisas em Jornalismo, seja como resultado de investigação concluída ou em andamento, buscando o fortalecimento do campo jornalístico também em nível de pós-graduação no Brasil. A revista destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação em Jornalismo, Comunicação ou áreas afins, bem como pesquisadores, professores e profissionais interessados pela temática.

Normas editoriais para publicação na Pauta Geral

A revista recebe em regime de fluxo contínuo artigos científicos e resenhas críticas de autores vinculados à instituições de ensino superior, com titulação mínima de Doutor (mestres e doutorandos somente em co-autoria). Os textos devem tratar de temas/abordagens teórico-metodológicas relacionados ao campo do Jornalismo, retratando resultados (parciais ou finais) de pesquisas empíricas ou reflexões conceituais sobre questões que envolvem o Jornalismo ou a interface com outros campos e objetos.

A Revista Pauta Geral também aceita, para a condição de autor, resenhas de pesquisadores ou pós-graduandos que estejam cursando, no mínimo, o Mestrado. As resenhas devem abordar obras publicadas nos últimos três anos anteriores ao texto produzido e submetido ao conselho da Revista Pauta Geral.

Todos os textos deverão apresentar o currículo do autor, em português e inglês, nessa ordem. O currículo deve trazer as seguintes informações: formação profissional (graduação), última titulação, instituição da titulação mais recente, atual vinculação acadêmica ou profissional, filiação a grupo de pesquisa, e-mail e link ao currículo lattes (pesquisadores que atuam no Brasil).

 

Políticas de Seção

Artigos

Orientações gerais para publicação de artigos:
1- Podem ser submetidos originais inéditos (em publicação) para apreciação do Conselho Editorial da Pauta Geral.
2- O Conselho Editorial se reserva o direito de fazer alterações nos originais, visando manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, respeitando, porém, o estilo e as opiniões dos autores expressas no texto.
3- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
4-Todo artigo deve ter apresentar Resumo (e abstract), 03 (três) Palavras-Chave (key-words), com extensão entre 15 e 20 laudas (30 mil a 42 mil caracteres, com espaço), espaço 1,5, Times New Roman, incluindo notas e referências bibliográfica.
5 - As imagens utilizadas nos textos, além de referenciadas no material, devem ser enviadas numeradas (Fig.01; Fig.02; etc.), em arquivos separados, em formato JPG e com resolução mínima de 300 DPIs.
6 - As notas devem ser reduzidas ao mínimo e digitadas em pé de página, numeradas a partir de 1.
7- A Pauta Geral aceita artigos de autores pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior. Os autores e co-autores podem ser doutores, doutorandos, mestres e mestrandos. Cada artigo pode ser assinado por até duas pessoas (autor e/ou co-autor).
8 - No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador no cadastro da Pauta Geral.
9 - Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada pelo/a respectivo autor/a, na forma de nota de rodapé, na abertura do texto.
10- Todos os textos serão avaliados por dois pareceristas, sem identificação autoral. E, em caso de parecer contrários, será solicitado um terceiro parecer.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

O texto da resenha deve ser enviado em formato Word (97/00 ou equivalente, que possibilite abertura em diferentes versões de ambientes operacionais), Times New Roman, corpo 12, espaço simples, entre 3 e 5 páginas (3.500 a 5.000 caracteres, com espaço), já incluindo notas e eventuais apontamentos de rodapé.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Por ocasião do planejamento de edições temáticas, em forma de dossiê, a coordenação editorial da Pauta Geral faz a divulgação da proposta aos autores, indicando o eixo temático definido e os devidos prazos estipulados.
Para publicação de artigos, as orientações editoriais serão as mesmas das edições regulares.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

A seção Entrevista se destina a reproduzir diálogos com pensadores, intelectuais ou pesquisadores do Jornalismo que registram contribuições na área de atuação.
Em todos os casos, os autores devem atender às normas vigentes da gramática da língua portuguesa, se em português, ou orientações gerais que possibilitem compreensão universal, quando se trata de versão inglesa, espanhola ou francesa.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Conselho Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Pesquisa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Procedimentos para apresentação de trabalhos e Política de avaliação

Todas as colaborações devem ser enviadas pelo sistema (SEER) on-line no Portal da Revista( http://www.revistas2.uepg.br/index.php/pauta). Para a submissão dos arquivos com o trabalho é necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de submissão. Indicar também, em nota específica, se o texto já foi apresentado em congresso, seminário, simpósio, etc.

Todos os textos devem ser formatados em Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5. As citações, com mais de três linhas, devem considerar recuo, espaço simples, Times New Roman, corpo 11. Deve-se observar, em ambos os casos, a ortografia oficial e conter, na primeira lauda do original, o título do trabalho (em TNR fonte 12 e negrito). As imagens utilizadas nos textos, além de referenciadas no material, devem ser enviadas numeradas (Fig.01; Fig.02; etc.), em arquivos separados, em formato JPG e com resolução mínima de 300 DPIs.

A revisão e correção ortográfica é de responsabilidade de cada autor do texto proposto. Após o envio do documento, o mesmo será renomeado pelo próprio sistema e será encaminhado a dois pareceristas (membros do Conselho Editorial) para apreciação.

O envio do material implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação a Revista Pauta Geral, que terá exclusividade para veiculá-los em primeira mão. O autor, porém, continuará a deter os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores.

Título do trabalho: o título, acompanhado da respectiva tradução, se for artigo, para o inglês, deve ser breve (específico e descritivo), contendo as palavras-chave que representem o conteúdo do texto.

Resumo: deve ser incluído um resumo informativo com, no máximo, 150 palavras, em português, acompanhado da respectiva tradução para o inglês, em espaço simples e Times New Roman, corpo 11.

Agradecimentos: Eventuais agradecimentos ou menção a auxílios recebidos para elaboração do trabalho devem ser feitos no final do artigo.

Materiais gráficos: fotografias nítidas e gráficos devem ser escaneados apenas quando indispensáveis à clareza do texto. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a devida permissão para reprodução. O uso de quadros deve ser acompanhado de cabeçalho que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto.

Referência bibliográficas: as referências bibliográficas, redigidas segundo a ABNT vigente, devem estar na ordem alfabética de autor/título, no final, do artigo. A exatidão e adequação das referências a trabalhos que tenham sido consultados e mencionados no texto do artigo são da responsabilidade do autor.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Esta revista segue os parâmetros de direitos autorais previstos pela Creative Commons permitindo que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir dos trabalhos publicados, mesmo para fins comerciais, desde que atribuam o devido crédito pela criação do autor original. Aqueles que o fizerem, devem manter o mesmo padrão de direito autoral.
É garantido também aos autores de trabalhos publicados na Pauta Geral o direito de publicação e distribuição em qualquer circusntância.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre a revista

A Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo é do Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

Conselho Editorial

Alberto Pena Rodríguez (Universidade de Vigo/Espanha), Alfredo Vizeu (UFPE), Antonio Fausto Neto (UNISINOS), Antonio Holfeldt (PUC/RS), Christa Berger (Unisinos), Dione Oliveira Moura (UNB), Elias Machado (UFSC), Eduardo Meditsch (UFSC), João Canavilhas (Universidade da Beira Interior), Jorge Pedro Sousa (Universidade do Porto/Portugal), José Marques de Melo (UMESP), Leonel Aguiar (PUC/RJ), Paul Levinson (Fordham University), Sérgio Luiz Gadini (UEPG), Yamile Haber Guerra (Cuba).

 

Comissão Científica

Aline do Amaral Garcia Strelow (UFRGS), Antonio Francisco Magnoni (UNESP), António Costa Pinto (Universidade de Lisboa), Ariane Pereira (Unicentro), Cláudia Quadros (UFOP), Carlos Eduardo Franciscato (UFSE), Carlos Federico González Pérez (Universidad Nacional de Jujuy/Argentina), Cesar Arrueta (Universidad Nacional de Jujuy/Argentina), Cintia Xavier (UEPG), Cristina Mello (Universidade de Coimbra/Portugal), Denis Porto Renó (Universidad de Rosario/Colômbia), Edson Spenthof (UFG), Emerson Urizzi Cervi (UFPR), Gerson Martins (UFMS), Hebe Gonçalves (UEPG), Joana Belarmino (UFPB), Josenildo Guerra (UFS), Juliano Maurício Carvalho (UNESP), Karina Janz Woitowicz (UEPG), Kenia Maia (UFRN), Marcio Ronaldo Santos Fernandes (Unicentro), Marcelo Engel Bronosky (UEPG), Maria Lúcia Becker (UEPG), Mario Fernandes (UFMS), Mario Messagi (UFPR), Mirna Tonus (UFU), Rogério Crhistofoletti (UFSC), Sandra Moura (UFPB), Sandra Freitas (PUC-MG), Susana Barboza (Universidade Federal da Bahia), Sebastian Alaniz (Universidad Católica do Chile), Tattiana Teixeira (UFSC), Victor Gentilli (UFES)