Jornalismo alternativo no Brasil: do impresso ao digital

Autores

  • Guilherme Carvalho Centro Universitário Internacional (Uninter) http://orcid.org/0000-0003-3607-6632
  • Marcelo Bronosky Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Palavras-chave:

Jornalismo alternativo, Impresso, Digital, Brasil

Resumo

O jornalismo alternativo está presente desde os primórdios do que se entende como jornalismo, observando mais atentamente o contexto brasileiro.  Atualmente, há um crescimento significativo de iniciativas de jornalismo alternativo. Com o objetivo de contribuir para o debate a respeito do jornalismo atual, apresentamos um estudo que procura fundamentar o que pode ser entendido como jornalismo alternativo, considerando sua gênese conceitual e os fatores que favorecem sua difusão atualmente. Nesse sentido, trata-se de uma proposta metodológica cuja intenção é orientar a percepção sobre o que são essas iniciativas e o que representam.

Biografia do Autor

Guilherme Carvalho, Centro Universitário Internacional (Uninter)

Doutor pela Unesp e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação (lato sensu) em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Sindical e na área de Assessoria de Imprensa. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (2012-2015). Atualmente é professor e coordenador do curso de jornalismo do Centro Universitário Uninter.

Marcelo Bronosky, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Ponta Grossa dos cursos de graduação em Jornalismo e do Mestrado em Jornalismo em tempo de dedicação exclusiva. Foi presidente do Sindicato dos Docentes da UEPG (Andes S/N) gestão 2014-2016. Tem experiência na área de jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, critérios de noticiabilidade e educação, jornalismo e imprensa. Atualmente é coordenador do Grupo de Pesquisa Lógicas de Produção e Consumo do jornalismo - Diretório de Grupos da Capes e é Presidente da Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo - FNPJ.

Downloads

Publicado

2017-07-02

Como Citar

Carvalho, G., & Bronosky, M. (2017). Jornalismo alternativo no Brasil: do impresso ao digital. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 4(1), 21–29. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10007

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade