“13 Reasons Why”: o debate sobre o suicídio à tona na mídia brasileira

Autores

  • Cláudio Bertolli Filho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Ana Carolina Pontalti Monari Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

Jornalismo, cobertura midiática, processos jornalísticos

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a problemática do suicídio na mídia brasileira por meio da análise da cobertura dos portais BBC, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo sobre a série norte-americana “13 Reasons Why”. A obra foi disponibilizada em 31 de março de 2017 pela plataforma de streaming Netflix e aborda as razões que culminaram a morte autoprovocada da adolescente Hannah Baker. Para o estudo, foram utilizados os conceitos divulgados pelo documento Prevenção do Suicídio: Um Manual Para Profissionais da Mídia, da Organização Mundial da Saúde.

Biografia do Autor

Cláudio Bertolli Filho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduado em História pela Universidade de São Paulo (1979) e em Ciências Políticas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1988); mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1986), doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (1993) e Livre-docente em Antropologia (2010) pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia e Comunicação e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia e cultura, mídia e representação social da medicina, do corpo e das enfermidades, representações sociais, saúde pública.

Ana Carolina Pontalti Monari, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e bacharela em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Bauru (SP). Desenvolve projetos na área de jornalismo, comunicação, mídia e saúde pública. 

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

Bertolli Filho, C., & Monari, A. C. P. (2018). “13 Reasons Why”: o debate sobre o suicídio à tona na mídia brasileira. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10677