Participação e Redes Sociais: a repercussão da condenação do ex- presidente Lula no Facebook

Autores

  • Aline Cristina Camargo Universidade Estadual Paulista - Unesp/Bauru
  • Antonio Francisco Magnoni Universidade Estadual Paulista Unesp/Bauru
  • Giovani Vieira Miranda Universidade Estadual Paulista Unesp/Bauru

Palavras-chave:

Internet, Participação, Redes Sociais.

Resumo

A fim de contribuir para a compreensão do papel e da complexidade da comunicação no contexto de uso das tecnologias digitais, este artigo propõe o monitoramento de redes sociais, especificamente das postagens referentes à condenação do ex-presidente Lula nas páginas “Movimento Brasil Livre” e “Jovens de Esquerda” nos dias 12 (dia da decisão pela condenação), 13 e 14 de julho de 2017.  Ao todo foram analisadas 105 postagens, que indicaram que o Facebook representa ambiente comunicati­vo e discursivo com potencial para empoderar o cidadão e construir um debate democrático e plural. No entanto, apesar da maior visibilidade de temas políticos e da maior quantidade de informação disponível, o ambiente digital como espaço de conversação e participação ainda não é alcançado.

Biografia do Autor

Aline Cristina Camargo, Universidade Estadual Paulista - Unesp/Bauru

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia, Jornalista e Mestre em Comunicação. É professora bolsista na Unesp/Bauru e integrante do grupo de pesquisa GEMS (Games, Educação, Mídia e Sentido).

Antonio Francisco Magnoni, Universidade Estadual Paulista Unesp/Bauru

Jornalista, Doutor em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia e tutor do Grupo PET - RTV (Programa de Educação Tutorial- Rádio e TV). É pós-doutorado pela Universidad Nacional de Quilmes, Argentina. É diretor de comunicação da ULEPICC Brasil e líder do grupo de pesquisa GEMS (Games, Educação, Mídia e Sentido). 

Giovani Vieira Miranda, Universidade Estadual Paulista Unesp/Bauru

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia, Jornalista, Mestre em Comunicação e integrante do grupo de pesquisa GEMS (Games, Educação, Mídia e Sentido).

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

Camargo, A. C., Magnoni, A. F., & Miranda, G. V. (2018). Participação e Redes Sociais: a repercussão da condenação do ex- presidente Lula no Facebook. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(1), 98–114. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10678