Jornalismo Literário em Séries de Reportagens: Relevância do Google Acadêmico para pesquisas científicas

Autores

  • Leila Piovesan Garcia Paiva Universidade de Sorocaba (Uniso)
  • Monica Martinez

Palavras-chave:

Jornalismo Literário, Séries de Reportagens, Análise de Conteúdo, Google Acadêmico, Portal Periódico Capes.

Resumo

Este trabalho destaca a abrangência acima de 90% de conteúdo nos resultados científicos de buscas feitas no portal Google Acadêmico em comparação com a mesma pesquisa desenvolvida no Periódicos Capes. Sinalizando, assim, a atual importância do mecanismo de busca do Google para uma revisão de literatura completa, sugerindo-o também como principal instância de pesquisa para os estudiosos brasileiros. A metodologia utilizada no corpus é de análise de conteúdo (BARDIN, 2011; MARTINEZ; PESSONI, 2015).

Biografia do Autor

Leila Piovesan Garcia Paiva, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Leila Piovesan Garcia Paiva é Leila Gapy (pseudônimo), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (PPGCC/UNISO), bolsista PROSUP/CAPES, especialista em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário Faculdade Vicentina, do Paraná (ABJL-FAVI), tendo parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ? a biografia de Luiz Fogaça Balboni -, publicado no jornal britânico Brasil Observer, onde é colaboradora. Tem graduação em Comunicação Social ? Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (UNISO), tendo sido o TCC - um portal informativo sobre Jornalismo Investigativo intitulado Investigação in Foco -, contemplado com nota máxima e indicado como referência de inovação contextual e midiática pela universidade, em 2004. Possui cursos de extensões em Redes Sociais e Relações Humanas pela Faculdade Cásper Líbero; Assessoria de Imprensa e Gestão de Crises pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP); Direito para Jornalistas pelo Ministério Público Democrático (MPD); e Jornalismo para Público Jovem pela Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi). É vencedora do 1º lugar no Concurso Jornalístico da Prefeitura de Sorocaba 2014, na categoria melhor Série de Reportagens, com a série ?Anônimos Sociedade Pública? Perfis; do 1º lugar no 6º Prêmio ASI-LUK Direitos Humanos 2006, em jornalismo impresso, pela reportagem ?O acaso vai nos proteger? Adoção de Crianças; e do 2º lugar no 7º Prêmio ASI-LUK Direitos Humanos de 2007, em jornalismo impresso, pela reportagem ?A longa estrada do saber? Educação Fundamental na área rural. É professora voluntária de Comunicação e Escrita Simplificada no Instituto Plena Cidadania (Plenu), composto por Promotoras Legais Populares (PLPs). Seus interesses estão focados no Jornalismo Literário, nas diversas mídias, com estudos concentrados em Séries de Reportagens, memórias e biografismo.

Monica Martinez

doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, tem pós-doutorado pela UMESP e estágio de pesquisa pós-doutoral junto ao departamento de Radio, Televisão e Cinema da Universidade do Texas em Austin. Tem mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e graduação em Comunicação (Jornalismo) pela UMESP. É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde desenvolve pesquisas vinculadas à Linha Análise de Processos e Produtos Midiáticos e é líder do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI). É presidente da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), onde é colíder da Rede de Narrativas Midiáticas Contemporâneas, e coordenadora do GP de Teorias do Jornalismo da Intercom. 

Downloads

Publicado

2018-06-13

Como Citar

Garcia Paiva, L. P., & Martinez, M. (2018). Jornalismo Literário em Séries de Reportagens: Relevância do Google Acadêmico para pesquisas científicas. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(1), 115–134. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/10715