Contribuições teóricas de Cremilda Medina para pensar complexamente o jornalismo

Autores

  • Rafael Rangel Winch Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Jornalismo, Cremilda Medina, Comunicação

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo as contribuições teóricas de Cremilda Medina referentes à atividade jornalística. Com o propósito de compreender como a perspectiva da autora entende e explica conceitualmente o jornalismo, examina-se sua obra e reflete-se acerca de seus principais postulados. Destaca-se a noção de diálogo social que busca pensar o fazer jornalístico para além dos seus componentes técnicos. O olhar complexo e relacional defendido por Cremilda Medina é apresentado, discutido e contraposto a algumas críticas à sua obra. Entre outras considerações, esta pesquisa identifica a preocupação da pesquisadora em teorizar o jornalismo sem relegar dimensões mais amplas do fenômeno, como a comunicação e a cultura.

Biografia do Autor

Rafael Rangel Winch, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutorando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo UFSM. Atualmente participa dos grupos de pesquisa Crítica de Mídia e Práticas Culturais (USP/CNPq) e TRANSVERSO - Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica (UFSC/CNPq). Foi Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Comunicação Social), vinculado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). Integrou a equipe do radiojornal e projeto de extensão Ecolândia - O mundo onde a gente vive, que produz conteúdos relacionados ao meio ambiente e à qualidade de vida. Participou do grupo de pesquisa Estudos de Jornalismo (UFSM/CNPq) entre os anos 2012 e 2016. Principais temáticas de interesse: Discurso e produção de sentidos, Jornalismo e meio ambiente, Jornalismo Especializado e Crítica de Mídia.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Winch, R. R. (2018). Contribuições teóricas de Cremilda Medina para pensar complexamente o jornalismo. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(2), 89–105. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/12277

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade