Aspectos teóricos sobre a vida e a obra de Sérgio Capparelli

Autores

  • Ingrid Cristina dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Cárlida Emerim Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Jornalismo e Comunicação, pesquisa em Comunicação, pesquisa em Jornalismo

Resumo

O artigo propõe apresentar alguns aspectos da obra de Sérgio Capparelli, importante autor que contribuiu para fortalecer os estudos em Comunicação e o Jornalismo no Brasil. Além dos estudos acadêmicos, Capparelli também transitou por áreas como a Literatura e a Literatura Infantil tendo sido atuante também como repórter em jornais de referência do RS. Seus escritos teóricos e analíticos sobre os meios abrangem o campo econômico, político, cultural e social, foi premiado em 1983 com o Prêmio Jabuti em Ciências Humanas com um livro dedicado a compreender e analisar a tevê brasileira, “Televisão e Capitalismo no Brasil”, sendo um dos estudos pioneiros do campo. Com o objetivo de ajudar a compreender o mote de seus pensamentos, o artigo traça a trajetória pessoal, profissional e acadêmica de Capparelli.O artigo propõe apresentar alguns aspectos da obra de Sérgio Capparelli, importante autor que contribuiu para fortalecer os estudos em Comunicação e o Jornalismo no Brasil. Além dos estudos acadêmicos, Capparelli também transitou por áreas como a Literatura e a Literatura Infantil tendo sido atuante também como repórter em jornais de referência do RS. Seus escritos teóricos e analíticos sobre os meios abrangem o campo econômico, político, cultural e social, foi premiado em 1983 com o Prêmio Jabuti em Ciências Humanas com um livro dedicado a compreender e analisar a tevê brasileira, “Televisão e Capitalismo no Brasil”, sendo um dos estudos pioneiros do campo. Com o objetivo de ajudar a compreender o mote de seus pensamentos, o artigo traça a trajetória pessoal, profissional e acadêmica de Capparelli.

Biografia do Autor

Ingrid Cristina dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Jornalista, especialista em Comunicação e Marketing digital, mestranda do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. 

Cárlida Emerim, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Jornalista, Mestre em Semiótica, Doutora em Processos Midiáticos, professora e pesquisadora da graduação e pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina; líder do grupo interinstitucional de pesquisa em Telejornalismo GIPTele e vice-coordenadora da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo - Rede Telejor.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

dos Santos, I. C., & Emerim, C. (2018). Aspectos teóricos sobre a vida e a obra de Sérgio Capparelli. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 5(2), 106–131. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/12304

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade