Limitações metodológicas na pesquisa em Jornalismo: Um estudo dos trabalhos apresentados no GT de Jornalismo da COMPÓS (2000-2010)

Autores

  • Elias Machado UFSC
  • Jéssica Sant'Ana UFSC

Palavras-chave:

Metodologias, Jornalismo, COMPÓS, Pesquisa em Jornalismo

Resumo

A consolidação do Jornalismo como uma área científica exige uma reflexão sobre o rigor metodológico dos pesquisadores deste campo específico do conhecimento. O objetivo do artigo é identificar as matrizes metodológicas usadas, o rigor formal adotado e o nível de formação dos pesquisadores em Jornalismo. Neste texto apresentamos os resultados consolidados da pesquisa realizada em 104 trabalhos aprovados no GT de Jornalismo da Associação Nacional de Pós-Graduação em Comunicação (COMPÓS, 2000-2010). Entre as principais descobertas identificadas destacamos o aumento da utilização da pesquisa empírica, o alto índice de artigos sem uma definição sistemática das metodologias empregadas, deficiências na padronização formal e a predominância de pesquisadores com nível de doutorado.

Biografia do Autor

Elias Machado, UFSC

Jornalista e Doutor em Jornalismo. Professor do Departamento de Jornalismo da UFSC. Coordenador do Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Jornalismo (LAPJOR)

Jéssica Sant'Ana, UFSC

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista PIBIC/CNPq no Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Jornalismo (LAPJOR)

Downloads

Publicado

2013-12-05

Como Citar

Machado, E., & Sant’Ana, J. (2013). Limitações metodológicas na pesquisa em Jornalismo: Um estudo dos trabalhos apresentados no GT de Jornalismo da COMPÓS (2000-2010). Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 1(1), 26–42. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/5917