A tv, o outro e o mesmo: Identidade cultural e figuras da alteridade no Jornal Hoje da Rede Globo

Autores

  • Cibele Cristina Barbosa Costa UEPG
  • Licia Soares de Souza

Palavras-chave:

televisão, telejornalismo, identidade, alteridade, TV Globo

Resumo

O presente artigo tem o propósito de aprofundar o debate sobre a televisão brasileira, especificamente o telejornalismo, e sua influência na expressão de identidades culturais e alteridades. A questão é pertinente numa época em que a TV deixa de ser um simples eletrodoméstico para se tornar um centro de poder político ou de controle social e cultural (CHAUÍ, 2006), como acontece nos dias atuais. A análise do Jornal Hoje, da Rede Globo, tem o objetivo de verificar qual é o grupo identitário de referência e como transparecem as figuras da alteridade, na concepção de Éric Landowski (2002), no telejornal transmitido em rede e padronizado para todo o Brasil – país de dimensões continentais, com múltiplas faces identitárias e diverso por sua própria natureza. 

Biografia do Autor

Cibele Cristina Barbosa Costa, UEPG

Mestre pelo O Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia – UFBA (2010). Professora auxiliar do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.

Licia Soares de Souza

Doutora em Semiologia - Université du Quebec (1989). Mestre em Letras Modernas - Université de Toulouse II - Le Mirail (1977). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia, professora associada da Université du Québec à Montréal e professora regular do programa Pós-cultura da Universidade Federal da Bahia. 

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Costa, C. C. B., & Souza, L. S. de. (2015). A tv, o outro e o mesmo: Identidade cultural e figuras da alteridade no Jornal Hoje da Rede Globo. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 2(1), 110–129. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7072