Pressupostos teóricos para análise do discurso jornalístico

Autores

  • Rodrigo Nascimento Reis UEPG
  • Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa UFMA

Palavras-chave:

Gêneros opinativos, gêneros informativos, discurso jornalístico.

Resumo

Resumo: Este artigo busca caracterizar e dividir os gêneros jornalísticos em informativos e opinativos para análise do discurso. São identificados como gêneros jornalísticos mais utilizados no Brasil os de caráter informativo - como nota, notícia, reportagem e entrevista; e os opinativos: editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, caricatura e carta. Por seguinte, situa-se as principais vertentes de análise do discurso, são elas: a de linha francesa, com Michel Foucault, e a de origem inglesa, com Norman Fairclough e Van Dijk. Assim, sinaliza-se para os pesquisadores do ramo que a pesquisa do discurso jornalístico necessita dessa delimitação teórica dos gêneros em virtude de que, para a descoberta do discurso, o próprio formato da informação poderá interferir e sugerir sentidos.

 

Palavras-Chave – Gêneros opinativos, gêneros informativos, discurso jornalístico.

Biografia do Autor

Rodrigo Nascimento Reis, UEPG

Mestrando em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão. 

Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa, UFMA

Professora Adjunta do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília. Coordenadora do Laboratório Integrado de Pesquisa e Práticas Jornalísticas (Labjor-Ufma)

Downloads

Publicado

2015-09-27

Como Citar

Reis, R. N., & Cristina Silva Sousa, L.-C. S. (2015). Pressupostos teóricos para análise do discurso jornalístico. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 2(2), 88–105. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/7692