O Encontro Entre o Hiperlocal e o Global no Hard News Televisivo no Canal de Notícias Norte-Americano NY1

Autores

  • Eduardo Ritter Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen/Professor Adjunto

Palavras-chave:

Telejornalismo, Noticiário local, Hard News

Resumo

Nova York é reconhecidamente uma cidade cosmopolita e multicultural. Desde a sua fundação até a contemporaneidade, ela recebe pessoas vindas de todas as partes do mundo. No entanto, é nesse contexto global que surgiu, em 1992, o primeiro canal de notícias hiperlocal da companhia Time Warner Cable: o New York 1. Até hoje a emissora mantém uma programação em formato hard news com notícias exclusivamente locais, envolvendo os cinco grandes bairros da cidade. A partir das reflexões sobre a proximidade geográfica como critério de noticiabilidade do telejornalismo, de apontamentos acerca da relação do local x global e da contextualização histórica da cidade, é feita a análise da programação da emissora. Para tanto são fundamentais as visões de global e local de Hall (2009 e 2014), de tribalismo de Maffesoli (2005) e de critérios de noticiabilidade de Traquina (2005). Nova York é reconhecidamente uma cidade cosmopolita e multicultural. Desde a sua fundação até a contemporaneidade, ela recebe pessoas vindas de todas as partes do mundo. No entanto, é nesse contexto global que surgiu, em 1992, o primeiro canal de notícias hiperlocal da companhia Time Warner Cable: o New York 1. Até hoje a emissora mantém uma programação em formato hard news com notícias exclusivamente locais, envolvendo os cinco grandes bairros da cidade. A partir das reflexões sobre a proximidade geográfica como critério de noticiabilidade do telejornalismo, de apontamentos acerca da relação do local x global e da contextualização histórica da cidade, é feita a análise da programação da emissora. Para tanto são fundamentais as visões de global e local de Hall (2009 e 2014), de tribalismo de Maffesoli (2005) e de critérios de noticiabilidade de Traquina (2005). 

Biografia do Autor

Eduardo Ritter, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen/Professor Adjunto

Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Comunicação (Decom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Frederico Westphalen. Doutor em Comunicação Social pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Social com estágio doutoral na New York University (NYU) de Nova York (Estados Unidos). Jornalista graudo pela Unijuí-RS.

Downloads

Publicado

2016-11-19

Como Citar

Ritter, E. (2016). O Encontro Entre o Hiperlocal e o Global no Hard News Televisivo no Canal de Notícias Norte-Americano NY1. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 3(2), 97–113. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9005