Abertura do processo de impeachment na Câmara Federal em 2016: uma análise da cobertura noticiosa pela TV Brasil e Rede Globo

Autores

  • Jéssica Monteiro de Godoy Universidade Estadual Paulista
  • Maria Cristina Gobbi Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

TV Brasil, TV Globo, impeachment

Resumo

A abertura do processo de impeachment da então presidente da República eleita por voto popular Dilma Rousseff (PT) na Câmara Federal em 2016 marcou a política e a sociedade brasileira. A televisão, especialmente, foi central na construção desse acontecimento para e pelo público. Destacam-se duas emissoras nessa cobertura: TV Brasil e Globo. A primeira, por ser a proposta nacional pioneira de TV pública com oito anos de experiência. A segunda, por se tratar da maior emissora comercial do país, referência do público brasileiro em televisão pela história hegemônica que construiu no setor da radiodifusão. Ambas, com perfis e propostas teoricamente distintos, refletidos nas escolhas e construções dos conteúdos exibidos. Sobretudo no jornalismo, que forma ou “destrói”, nas palavras de Chauí (2006, p. 14), a opinião pública. É a construção do acontecimento pelo jornalismo nessa cobertura, que levou ao aceite da continuidade do processo de impeachment, o interessante a este artigo.

 

Biografia do Autor

Jéssica Monteiro de Godoy, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação Midiática da Unesp (PPGCOM).

E-mail: jehmgodoy@gmail.com.

Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4388747Z2

Graduated in Social Comunication - Journalism by Universidade Estadual Paulista (Unesp). Student of Master by Program of Post-graduation in Media Comunication from Unesp (PPGCOM).

E-mail: jehmgodoy@gmail.com.

Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4388747Z2

Maria Cristina Gobbi, Universidade Estadual Paulista

Livre-docente em História da Comunicação e da Cultura Midiática na América Latina. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP). Pós-doutora em Integração Latino-Americana pela Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP). Projeto: Memória.

E-mail: mcgobbi@terra.com.br

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709326Y5

Associate Professor in History of Communication and Media Culture in Latin America. Professor of the pós-Graduate Program in Communication and vice coordinator of the pós-Graduate Program in Media and Tecnologia of the Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP). Former Post-doctoral researcher at the Post-graduation Program in Latin America Integration of Universidade de São Paulo (Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo) - PROLAM/ USP. Project: Memory.

E-mail: mcgobbi@terra.com.br

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709326Y5

Downloads

Publicado

2016-11-19

Como Citar

Monteiro de Godoy, J., & Gobbi, M. C. (2016). Abertura do processo de impeachment na Câmara Federal em 2016: uma análise da cobertura noticiosa pela TV Brasil e Rede Globo. Pauta Geral - Estudos Em Jornalismo, 3(2), 3–19. Recuperado de https://revistas.uepg.br/index.php/pauta/article/view/9176

Edição

Seção

Dossiê (v. 10, n. 1) | Jornalismo e Decolonialidade