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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

a) O artigo ou resenha deverá ser inédito no Brasil.

b) O artigo deve representar uma contribuição relevante para o campo específico de investigação, devendo apresentar referencial teórico consistente, argumentação clara e explícita e correção de linguagem. O trabalho precisa evidenciar que possui potencial e consistência suficiente para servir de referência para trabalhos de outros pesquisadores.

c) Extensão: os artigos deverão ter de 20 (vinte) a 25 (vinte e cinco) páginas, em espaço 1,5; margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4. As resenhas deverão ter entre 4 a 7 páginas, com a mesma formatação, restritas a livros publicados nos últimos 5 anos.

d) Os textos deverão ser redigidos preferencialmente em língua portuguesa. A revista publicará também textos em francês, inglês e espanhol e, nesse caso, os textos deverão ser acompanhados de um resumo em português.

e) Os artigos deverão trazer um título que corresponda com clareza à ideia geral do trabalho.

f) Resumo: máximo de 10 linhas (150 palavras), contendo informações sobre os objetivos, procedimentos metodológicos, referenciais teóricos e resultados. O resumo deverá apresentar 3 (três) palavras-chave. O resumo deverá ser enviado em língua portuguesa, em inglês e em espanhol.

g) No caso de artigos elaborados a partir de dissertações e teses, é necessário indicar o nome e titulação do professor orientador.

h) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

i) Os trabalhos deverão ser submetidos sem identificação de autoria, via sistema de submissão online. Solicitamos aos autores que, ao submeterem o artigo ou resenha, preencham o cadastro completo (metadados).

j) As tabelas, gráficos, fotografias e demais imagens serão impressas em preto e branco e, portanto, devem ser encaminhadas nessa configuração. Em todos os casos, deve haver referência aos créditos ou fontes das mesmas.

k) As notas bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT.


Questões éticas


A Revista Práxis Educativa possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e ao processo de avaliação e publicação. De modo geral, as decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:

- Resolução CNE nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);

- Manual da APA (Editora Penso, 2012);

- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm);

- Orientações e discussões do COPE – Committee on Publication Ethics. Promoting integrity in research publication (www.publicationethics.org).

 

1 – Quanto aos artigos

- Caso o artigo tenha sido submetido à Comitê de Ética (sistema CEP/CONEP ou outro sistema), solicitamos aos autores que mencionem no corpo do artigo (por exemplo, em nota de rodapé).

- Os editores, na análise preliminar, buscam identificar os cuidados éticos utilizados na pesquisa e solicitam aos avaliadores que também o façam.

 

2 – Quanto a autoria

A revista recomenda que os autores e coautores discutam abertamente a ordem de autoria e os coautores a serem incluídos no artigo. Os autores devem ter em mente o itens 17 e 20 do documento do CNPq (Ética e integridade na prática científica): 17 - Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito; 20 - Os autores devem ser capazes de descrever, quando solicitados, a sua contribuição pessoal ao trabalho.

 

3 – Plágio e autoplágio

A editoria da revista pode utilizar  sistema de programa de controle de plágio, antes de enviar artigos para os avaliadores.

Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências.

Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito no que se refere a teoria ou metodologia (conforme Manual da APA).

 

4 – Processo de avaliação

- Durante o processo de revisão, o artigo submetido é entendido como um documento confidencial (Manual da APA). Os editores e avaliadores não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA).

- Só serão avaliados artigos devidamente inseridos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Do mesmo modo, todos os processos de avaliação só serão considerados válidos se forem realizados via esse sistema.

- Todos os artigos serão avaliados por dois pareceristas. No caso de pareceres contraditórios, serão solicitados outros pareceres.

- As datas de submissão de artigos, data de recebimento da versão final e data de aceite serão extraídas do SEER, sendo vedada qualquer alteração.

- No caso das chamadas de artigos para dossiês, a revista obedecerá todos os itens citados na chamada.

 

INSTRUCTIONS FOR AUTHORS:

a) The paper or book review must be original and unpublished in Brazil.

b) The paper must be of outstanding relevance for the specific field of research, and present a consistent theoretical background, clear and explicit argumentation and accurate language. The paper must evidence enough potential and consistency to be used as reference by other researchers.

c) Length: the papers must be between 20 (twenty) and 30 (thirty) pages; the space between lines must be 1,5; upper and lower margins must be 2,0 cm and the right and left margins must be 2,5cm in the A4 format. Reviews must be from 4 to 7 pages, with the same formatting and are limited to books that have been written in the last 5 years.

d) The papers should preferably be written in Portuguese. However, the journal might also publish texts in French, English and Spanish, in which case the papers must be accompanied by an abstract in Portuguese.

e) The papers must be given a title that refers clearly to the general idea developed in the work.

f) Abstract: The abstract must be no more than 10 lines (150 words), containing information on the objectives, methodological procedures, theoretical background and results. It must present 3 (three) keywords and must be written in Portuguese, English and Spanish.

g) Regarding papers which were elaborated based on dissertations or theses, it is necessary to indicate the name and title of the supervisor.

h) If the research was funded by some institution, it must be listed.

i) Papers must be submitted without identification of authorship, via the online submission system. It is also required from the authors that when submitting the paper or review fill in the complete form (metadata).

j) Tables, graphs, photographs and other images must be provided in a high configuration. In any case, images must present explicit reference to credit information or their source.

k) References must follow the ABNT norms.

 

Ethical issues

 

The journal Práxis Educativa is fully committed with complying with ethical issues related to the papers published and the evaluation and publication processes. In general, ethical decisions and procedures are based on the following documents:

- Resolution CNS nº 466/2012 (Ethics in the Research involving human beings) and Resolution CNS nº 510/2016 (Ethics in the Research – field of Social and Human Sciences);

- APA Manual (Editora Penso, 2012);

- CNPq Document – Ethics and Integrity in the scientific practice (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm);

- COPE Instructions and Discussions – Committee on Publication Ethics. Promoting integrity in research publication (www.publicationethics.org).

 

1 – Regarding Papers

- If the paper has been submitted to an Ethics Committee (CEP/CONEP or another system), the authors must mention it in the paper (for example, footnotes).

- Editors, in the preliminary analysis, seek to identify the ethical procedures used in the research and ask referees to do the same.

 

2 – Regarding authorship

- The journal recommends that authors and co-authors discuss clearly the order of authorship and the co-authors to be included in the paper. Authors must bear in mind items 17 and 20 of the CNPq document (Ethics and Integrity in the scientific practice): 17- Only people who lent significant contribution to the paper deserve authorship in a manuscript; 20 – authors must be able to describe, whenever required, their personal contribution to the work.

 

3 – Regarding plagiarism and self-plagiarism

The journal editing board might use a plagiarism control program before sending the papers to the referees.

Before submitting the paper, authors must be sure that all the ideas of other authors have been duly cited and included in the references.

As regards self-plagiarism, we remind the authors that the paper must be an original contribution and the authors’ previous works must be cited whenever necessary for the comprehension of the unpublished paper when referring to the theory or methodology (according to the APA manual).

 

4 – Evaluation process

- During the revision process, the paper submitted is treated as a confidential document (APA manual). Editors and referees cannot cite or circulate copies of the manuscript with any purpose (APA manual).

 - Only papers duly inserted in the Open Journal System (OJS) will be evaluated. Likewise, all evaluation processes must only be considered valid if carried out through this system.

- All manuscripts will be evaluated by two referees. If contradictory opinions are produced, the opinion of other referees will be required.

- Paper submission dates, final version deadline and acceptance will be provided via OJS, and no alteration will be possible.

- Regarding calls for papers for dossiers, the journal will follow the items listed in the call.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5; possui entre 20 e 25 páginas (ARTIGO) ou entre 4 a 7 páginas (RESENHA), com margens inferior e superior de 2,0 cm e margens direita e esquerda de 2,5 cm; em folha formato A4. O texto está digitado em fonte Times New Roman 12. A resenha refere-se a uma obra publicada nos últimos 5 anos.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

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Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.