As apropriações da profissão docente no estágio probatório: em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho

Autores

  • Adriana Aparecida de Lima Oliveira Faculdade da Indústria-IEL UFPR-Universidade Federal do Paraná. http://orcid.org/0000-0003-0962-6416
  • Regina Cely de Campos Hagemeyer UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0014

Resumo

Este artigo analisa o Estágio Probatório (EP) de professores concursados na Rede Municipal de Curitiba (RMEC) como processo de avaliação profissional, fundado na cultura do desempenho, no qual se identificou a necessidade de novas lógicas conceptuais relativas à inserção profissional inicial de docentes nessa rede de ensino. As teorizações sobre essa discussão foram fundamentadas nas concepções de García Marcelo, Silva, Tardif, Giroux e Lessard, e articuladas ao conceito de habitus de Bourdieu, discutido em relação à cultura escolar e à da escola, por Viñao Frago. A pesquisa qualitativa com base em Lüdke e André foi realizada em seis escolas da RMEC, com a aplicação de questionário semiestruturado a 21 professores, e por realização de entrevistas com 6 diretores e 5 pedagogas que acompanharam o EP, em 2017. A análise dos depoimentos revelou processos estabilizadores do habitus professoral, além da necessidade da atuação das pedagogas de interlocução e de organização da formação e do desenvolvimento profissional, visando a autonomia, a autoavaliação e a ética docente, decorrente da mudança de lógicas de avaliação da inserção inicial de professores/as em escolas da RMEC.

 

Palavras-chave: Estágio Probatório. Cultura escolar e habitus. Formação inicial do professor.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-11-22

Como Citar

OLIVEIRA, A. A. de L.; HAGEMEYER, R. C. de C. As apropriações da profissão docente no estágio probatório: em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 499–514, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10304. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente