Qualis: a construção de um indicador para os periódicos na área da Educação

Autores

  • Ângelo Ricardo de Souza UFPR
  • Gizele de Souza UFPR
  • Ana Lorena Bruel UFPR
  • Marcos Alexandre Ferraz UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0013

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia para avaliação dos periódicos científicos na área da Educação no Brasil. Trata-se de um esforço inicial na direção de discutir aspectos importantes para tal avaliação e contribuir com o debate no processo de elaboração de critérios para o Qualis Periódicos da área na CAPES. A proposta aqui desenhada, de construção de um indicador, destaca quatro elementos centrais para a avaliação: Periodicidade/Atualização, Internacionalização, Origem e Distribuição Geográfica dos Autores e Fator de Impacto, com vistas a que possamos avaliar, quantificar, ranquear e estratificar os periódicos considerando quão atuais, representativos, internacionais e lidos/citados são.

 

Palavras-chave: Periódicos. Educação. Qualis. Avaliação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-04-18

Como Citar

SOUZA, Ângelo R. de; SOUZA, G. de; BRUEL, A. L.; FERRAZ, M. A. Qualis: a construção de um indicador para os periódicos na área da Educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 219–231, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11775. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)