A participação juvenil no Ensino Médio brasileiro: um campo de estudos em construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0009

Resumo

Este artigo aborda os resultados de uma revisão crítica da produção da Pós-Graduação brasileira sobre o tema da participação de jovens estudantes das escolas do Ensino Médio. Identificaram-se 39 teses e dissertações produzidas entre 2005 e 2017 nas áreas da Educação, Ciências Sociais e Psicologia no Brasil, das quais 25 textos foram recuperados em sua íntegra e constituíram o corpus da pesquisa. O referencial teórico utilizado foram os estudos da Sociologia da Juventude e da Educação. Os dados indicam uma produção que se acentua a partir da primeira década, mas ainda com várias lacunas e em vias de construção face à recente expansão do Ensino Médio e às novas formas de ações coletivas contemporâneas.

 

Palavras-chave: Ensino Médio. Jovens. Participação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Geraldo Magela Pereira Leão, UFMG

Prof. Associado da Faculdade de Educação da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Pesquisador do Observatório da Juventude da UFMG.

Thais Naves de Araújo Santos, UFMG

Graduanda do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Pesquisadora do Observatório da Juventude da UFMG e do Observatório Sociologico Família e Escola da UFMG,

Downloads

Publicado

2018-07-05

Como Citar

LEÃO, G. M. P.; SANTOS, T. N. de A. A participação juvenil no Ensino Médio brasileiro: um campo de estudos em construção. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 787–804, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11791. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos